quarta-feira, 1 de julho de 2009

Prefeitura de Capivari quer água mais cara

O projeto nem entrou na ordem do dia e já está dando o que falar

A expectativa era que a votação do projeto que prevê o reajuste em 31,7% da água de Capivari acontecesse ainda em junho, porém o Executivo requereu a retirada do documento da pauta do dia 21. Apesar disso, os vereadores não deixaram de se pronunciar sobre o assunto, principalmente na sessão da última segunda-feira (29).

Segundo o vereador do PTB, Vitor Ricomini, é preciso ser feita uma análise minuciosa do projeto, pois há uma grande diferença entre taxa e tarifa, sendo que se o reajuste previsto pelo SAAE for denominado como taxa, os capivarianos pagarão mais caro apenas no ano que vem. Ele ainda atenta sobre a possibilidade de inconstitucionalidade do projeto. O líder do governo, o vereador Nelson Soares (PR) afirma que se o aumento for feito somente no ano que vem, a situação tende a piorar.

Jorge Elias (PMDB) completou que o aumento estimado de 31,7% não vai resolver o problema do SAAE. Segundo ele vai apenas amenizar.
Por conta dessa declaração, o vereador Arnaldo Nacarato (PMDB) sugeriu que para debater o assunto fosse realizada uma audiência pública, sendo para ele o reajuste ideal estaria na casa dos 15%.


Esta declaração irritou o vereador Jorge Elias que afirmou que os legisladores deviam ter coragem de votar o reajuste e quando a população os questionasse sobre o aumento deviam responder com outra pergunta: o que é melhor pagar mais caro ou ficar sem água? Que maravilha não?! Nossos representantes, de várias gestões, não administram direito e a população, além de pagar os impostos, ainda tem que ouvir esse desaforo e desrespeito de um de nossos representantes. Que dureza!!!

Vale lembrar que quando se fala de aumento e reajuste, o preço mais caro prejudica principalmente quem mais precisa... mas vale aqui lembrar um importante questionamento do vereador Vitor Riccomini (PTB), feito na mesma sessão: “No plano de governo do prefeito não foi citado reajuste (da água) ou foi camuflado”. Essa acabou ficando sem resposta...

Um comentário:

  1. É... não entendo muito de administração financeira, mas pelo jeito que dizem estar o SAAE, cheio de dívidas e quebrado, tem que se arrumar dinheiro de algum lugar!!!

    No fim, acho que Jorge Elias está certo. Ou se aumenta o preço da água, para que tentar salvar o SAAE, ou o SAAE quebra com o tempo!

    ResponderExcluir