segunda-feira, 20 de julho de 2009

Prefeitura fecha entrada de lixão clandestino após denúncia do jornal A Gazeta

Na última sexta-feira (17), a Prefeitura de Capivari fechou a entrada do lixão clandestino com um amontoado de terra. A atitude ocorreu após denúncia feita pelo Jornal A Gazeta, na semana passada.
Entrada do lixão na manhã de sábado (18)



A matéria começou a ser apurada no dia 15, quando a equipe de reportagem esteve no local chamado de Sítio Portela - que fica às margens da avenida Tarsila do Amaral, no entroncamento com a SP-101, saída para Campinas - e comprovou que além de entulho, podas de árvores e lixo eram despejados naquele terreno.
O promotor de Justiça, José Joel Domingos, informou que o crime ambiental fazia parte da história da cidade, já que o primeiro processo data de 1998. Segundo o promotor, durante esses 11 anos que se passaram, várias fiscalizações e notificações foram procedidas, sendo que a última aconteceu no dia 2 de julho deste ano e foi encaminhada ao atual prefeito de Capivari, Luís Campaci (PMDB), que tomou ciência do caso.

Prefeito Luis Campaci ao telefone com vice Junior Pacheco

Ao entrevistar o prefeito de Capivari, na última quinta-feira (16) ele informou, que o entulho e a poda de árvores do município realmente eram encaminhadas ao local, segundo informações do vice-prefeito Júnior Pacheco (PR) e da Secretária de Obras, Joceli Cardoso, sendo que medidas seriam tomadas para resolver o problema.
A primeira atitude foi o fechamento da entrada do lixão e agora restam as outras duas exigências presentes na notificação do processo nº 115/98: a recuperação da área, e posteriormente, a regularização do local a fim de que o terreno possa ser ocupado. Durante a entrevista, Campaci afirmou que isso ocorreria até o final do ano. Contudo, a Promotoria havia definido prazo de dois meses para a solução.

Informações desencontradas
Apesar de a assinatura no caderno de protocolo do Gabinete atestar que o Procurador Jurídico, Juarez Batistela, recebeu os papéis no dia 2 deste mês, Campaci disse ter sido informado, apenas, na última terça-feira (14).

Entrelinhas

por Daniela Rocha

As medidas...
O prefeito Luis Campaci (PMDB) afirmou que o depósito de lixo só poderia deixar de existir com a definição de um local que se tornaria o Aterro de Inertes. Esse local já existe? Onde está sendo depositado o lixo da cidade depois do fechamento do local “convencional”? Será que agora o lixo está tomando o rumo que deveria, ou seja, o aterro da Estre?
Segundo a secretária de Comunicação de Capivari, Claudia Armelin, em breve a imprensa receberá um release com as medidas que estão sendo tomadas. Segundo ela, as orientações para a produção do informe da Assessoria serão pautadas pelo vice-prefeito Júnior Pacheco (PR). Bom, como foi ele quem confirmou ao prefeito que o despejo irregular acontecia realmente, talvez possa explicar melhor sobre esse, no mínimo, "desvio de conduta", que na verdade é um crime... ambiental... É importante salientar que o local não possui autorização para nenhum tipo de depósito, ou seja, mesmo que só jogassem entulhos e podas de árvores (o que já provamos que não era verdade) também estaria irregular... Quem sabe não vem aí um... sincero "mea culpa"... ou será que vem mais enrolação... Estamos no aguardo...


Parabéns!
Aproveitamos para dar os parabéns à Prefeitura de Capivari por fechar a entrada do lixão clandestino. Esperamos que a decisão não seja provisória, bem como as demais medidas requeridas pela Promotoria de Justiça, também façam parte do planejamento da atual administração municipal. E mais... esperamos que o fechamento da entrada não seja atitude só pra inglês ver. Que além disso, o depósito irregular naquele local tenha realmente acabado. Estamos de olho... Afinal de contas, acabou de ser aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade o projeto de lei que institui a Diretoria de Meio Ambiente, e caso as atitudes necessárias não sejam tomadas, a implantação da diretoria vai se tornar um departamento de fachada, que não consegue impor leis ambientais sequer na própria instituição pública.

2 comentários:

  1. Salve, Viva A GAZETA. Está mostrando a que veio!
    Maria Amélia Ferracciú Pagotto

    ResponderExcluir
  2. Desde quando este lixão clandestino está sendo usado????

    Espero que o Campaci tome uma providência, porque parece que até agora nenhum outro prefeito tomou!!!

    ResponderExcluir