terça-feira, 21 de julho de 2009

Sessão Câmara de Capivari 20 de Julho

Vereadores no Plenário

Por Daniela Rocha

Vamos fiscalizar...
Ontem (20), na sessão de Câmara de Capivari, o vereador Arnaldo Nacarato (PMDB) por meio do requerimento nº 44/2009 solicitou ao Poder Executivo de Capivari informações sobre os procedimentos licitatórios da cidade. No documento, o legislador requer esclarecimento quanto à modalidade de concorrência dos processos, a tomada de preço, a carta convite, além de objetivar tomar ciência dos dados do contratado, como o número do contrato, a data da assinatura, o objeto e o valor da prestação de serviço.
De acordo com Nacarato, o objetivo do requerimento não é “criar obstáculos, mas sim realizar uma ampla fiscalização, o que aliás, é um dos principais papel do vereador”, esclarece o vereador.

Entrelinhas

Exercendo a verdadeira função de legislador
O requerimento encaminhado por Nacarato ao Poder Executivo nos faz retomar a função prioritária do Poder Legislativo. É verdade que muitas pessoas não sabem, ainda, distinguir a diferença das diretrizes dos poderes representativos, porém, aqui em Capivari foi colocado em prática, recentemente, um projeto em que os vereadores esclarecem aos estudantes das escolas estaduais da cidade a distinção de funções de nossas casas ocupadas por políticos.
Defendemos ser importantíssimo a propagação desse esclarecimento à população, já que somente assim os patrões do dinheiro público, os contribuintes, saberão a quem recorrer e de que forma exigir o bom desempenho de nossos governantes. Dentro dessa defesa é importante lembrar que subentendemos que os representantes eleitos dominem o assunto, para poder assim, exercer com maestria suas obrigações.

Moradores de rua no entorno da rodoviária
Segundo o vereador Valdir da Farmácia (PDT) um grande problema que a cidade vem passando é a ocupação de “indigentes em frente ao museu, próximo à praça que fazem suas 'necessidades' no local”. Para solucionar o caso, o legislador pediu a ajuda dos funcionários do Caps, que segundo ele, poderiam prestar atendimento a essas pessoas.

Entrelinhas
Um problema social
Sem sombra de dúvidas alguma medida precisa ser tomada para resolver o problema dos moradores de rua de Capivari. Porém, não entendo que o motivador da ação deva ser uma questão meramente estética. É lógico que nós, cidadãos de Capivari, não gostamos de ver nossa cidade suja, esburacada, descuidada, porém, no caso apontado pelo vereador Valdir entendo que o “buraco seja mais embaixo”.
Segundo a Constituição Brasileira, todas as pessoas têm direito a condições mínimas de sobrevivência, sendo algumas delas o direito à habitação, à alimentação, à saúde, entre outras. E esse sim é um ponto a ser questionado.
Esses “indigentes”, nobre vereador, são seres humanos que certamente não estão contentes com a situação em que vivem e também por isso merecem respeito. O termo “indigente” é um tanto quanto pejorativo para ser usado por um representante do povo, que recebe seu salário através dos impostos pagos pela população.

O SAAE
O vereador Jorge Elias (PMDB) utilizou seus 10 minutos de tribuna para apresentar aos vereadores e demais presentes, fotos das obras que estão sendo feitas pela autarquia do SAAE. Segundo ele, “qualquer município que queira crescer precisa investir em infra-estrutura”, sendo que para resolver o problema da falta de água da cidade a autarquia está recolhendo água dos poços artesianos do município. “Enquanto não temos água na superfície, vamos tirar de onde tem, dos poços artesianos”.
O vereador Mateus Scarso (PMDB) defendeu que as medidas para solucionar o problema do SAAE devem ser tomadas rapidamente, de preferência antes do verão, período em que os moradores sofrem mais com a falta de água. “Precisamos agir, se possível começar o quanto antes para não sofrermos nos próximos meses”, declara o peemedebista.

Entrelinhas
A novela mexicana
Toda semana é a mesma coisa. O projeto de lei que prevê o reajuste da água não entra na pauta da sessão e mesmo assim todos comentam sobre a água. Uns se mostram contra, já que presenciam de perto a dificuldade financeira da população, outros se pronunciam a favor, com a justificativa de solucionar o problema. E ontem (20) pudemos apreciar as obras que estão sendo feitas pela autarquia para minimizar os danos da falta de água aos capivarianos.
É, pelo jeito não há acordo entre os vereadores sobre o reajuste da água. E, enquanto isso não acontece, aguardaremos, ansiosos, o próximo capítulo da semana, no dia 27 de julho.

Mau cheiro incomoda moradores do Castelani
Segundo o vereador Tambuzinho (PDT), os moradores da parte baixa do bairro Castelani estão sofrendo com o mau cheiro do esgoto que é derramado próximo as residências. “O melhor é ativar logo a Estação de Tratamento de Esgoto do Castelani, para melhorar a vida dos moradores”, comenta o legislador que disse que vai entrar com requerimento para agilizar a solução do problema.

Entrelinhas
O pobre em Capivari

Olha, a situação dos moradores que não pertencem à “elite moral” da cidade é assustadora. Os bairros periféricos do município sofrem todas as mazelas de uma cidade mal organizada, mal projetada e mal administrada, há anos, diga-se de passagem...
Os moradores do bairro São Luís ficaram por 11 anos sendo “aterrados” pelo lixo produzido na cidade. Os moradores da parte baixa do Castelani convivem com o mau cheiro do esgoto que é derramado ali, perto mesmo dos pobres contribuintes.
É Nelson Soares, só mesmo Deus para acalentar essas pobres pessoas que vivem em condições desumanas e são desrespeitadas a todo instante por aqueles que teriam a obrigação de defendê-las.

As contas da Câmara de Capivari
Segundo o presidente da casa legislativa, Rodrigo Proença (PPS), muito tem se falado a respeito dos gastos da Câmara da cidade, inclusive são feitas comparações entre os anos anteriores. Porém, Proença defende que a casa economizou 58% em combustíveis e lubrificantes usados nos veículos do Legislativo. Em contrapartida, houve aumento no gasto com os materiais de copa e cozinha, como também com a higienização do local. A justificativa para o aumento de despesas foi relacionada, pelo presidente, ao crescimento de procura dos munícipes a casa.

Entrelinhas
A contenção de despesas

O mundo inteiro passa por uma imensa crise econômica. Economias mundiais mantenedoras de grandes negócios estão quebrando graças ao excesso de descuido (ou será excesso de confiança?) dos gestores das grandes potências.
Como tudo na vida tem um lado bom, esperamos que a situação financeira mundial da atualidade possa servir de exemplo a todos que habitam esse formoso mundo humano.
Sempre lembrando que economizar nunca é demais...

Diabéticos não encontram medicamento no Posto
O vereador Mateus Scarso (PMDB) afirmou que existem muitos capivarianos reclamando da falta de fitas de diabetes no Posto de Saúde Central da cidade. O legislador sugeriu a Secretaria de Saúde que antecipe o pedido de compra do medicamento antes da escassez do produto. “Não vamos deixar acabar (a fita) para depois fazer o pedido para o Departamento de Compras”.
O legislador do mesmo partido declarou que foi informado pela secretaria, no dia de ontem (20), que 200 mil fitas foram compradas, sendo que 20 mil delas estarão disponíveis hoje (21).
Estamos no aguardo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário