segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Atividade física melhora autoestima na Terceira Idade

Em alguns casos, os médicos até mesmo reduzem os remédios, diz professor de Educação Física. Grupos são experiências produtivas em Capivari, Rafard, Mombuca e Rio das Pedras

Afirmar que a atividade física na Terceira Idade, acompanhada de profissionais capacitados, colabora com a saúde, não é mais nenhuma novidade. Mas ela pode ir além e melhorar a autoestima, principalmente quando aliada ao lazer e à cultura. E para isso, cidades da microrregião têm investido há tempos, na organização de Grupos da Terceira Idade. Com esse modelo, os integrantes já começaram a sentir os resultados positivos.

Esse é o caso de Cacilda de Moraes Menegon, 65, auxiliar de enfermagem aposentada, que integra o “Alegria de Viver”, do bairro Santo Antônio, em Capivari. Assim que se aposentou, ele procurou por uma distração e se inscreveu. Agora, espera ansiosa pelas datas de eventos e viagens.

“É uma alegria, a gente não vê a hora de chegar o domingo para passar. Em novembro vamos para Santos e ficaremos lá cinco dias pagando R$ 122,00. É legal porque uma hora estamos num lugar, outra hora em outro”, comemora.

Para o professor de Educação Física e especialista na área, Alexandre Della Piazza, as atividades físicas colaboram tanto na prevenção de problemas quanto integram o idoso à sociedade. Ele viveu a experiência de perto durante sete anos, em Rafard e Capivari. “Através da ginástica e hidroginástica, os alunos têm mais disposição para andar e dançar. Em alguns casos, os médicos até mesmo reduzem os medicamentos dos alunos devido à pratica esportiva, comenta. Ele lembra que uma de suas atitudes com os integrantes de grupos era incentivar a integração. “Sempre recomendava que participassem das viagens, bailes e das aulas de ginástica”, lembra.

Em Mombuca, onde há o “Terceira Idade Unidos para Sempre”, com 40 participantes, os resultados positivos também já são sentidos. A Prefeitura possui relatos de idosos que ao participar dos grupos passam a ter melhor saúde, relacionamento familiar, além de fazer novas amizades e ter benefícios psicológicos. A presidente do grupo é Francisca Martignago.

Cursos
Rio das Pedras conta com um grupo, o “Melhor Idade”, presidido por Tereza Batista. Além de atividades culturais e de lazer são promovidas aulas de ginástica com orientação de professores da Secretaria Municipal de Esportes, no estádio municipal “Massud Coury”. Segundo a assessoria de imprensa, algumas atividades são realizadas por eles mesmos e outra têm o apoio da Prefeitura.

Enquanto isso, a Prefeitura de Rafard oferece aulas de ginástica, xadrez, tênis de mesa, dama, vôlei adaptado e teatro. Mombuca organiza encontros e passeios. A assessoria de imprensa informa que com a construção da sede da Terceira Idade as atividades serão ampliadas.

Em Capivari, a administração municipal criou em janeiro deste ano a Diretoria para a Terceira Idade com o objetivo de ampliar o relacionamento com os seis grupos da cidade. São oferecidas aulas de hidroginástica, ginástica, natação, tênis de mesa, buraco, truco, dominó, dama, xadrez, malha, corrida, dança e vôlei feminino e masculino adaptado. Os cursos são ministrados do Centro da Terceira Idade com orientação dos professores de educação física Angélica Maschietto, Denílson Domingos, Rodrigo de Godoy Dias e Milena Viana. A Prefeitura informou que na próxima semana começam as aulas de coreografia, com a professora Milena, às segundas e quartas.

Os grupos em Capivari somam 476 integrantes. São eles:
Alto do Castelani - “Melhor Idade”
Centro - “Grupo da Amizade”
Engenho Velho - “Renascer”
Morada do Sol - “Flor da Idade”
Padovani - “Fonte de Alegria”
Santo Antonio - “Alegria de Viver”

Nenhum comentário:

Postar um comentário