terça-feira, 25 de agosto de 2009

Centro Paula Souza é fundamental para o desenvolvimento, diz governo do Estado

O Centro Paula Souza, uma autarquia do governo de São Paulo com 40 anos de tradição na qualidade dos ensinos técnico e tecnológicos gratuitos, é fundamental na estratégia de desenvolvimento do Estado. O Centro é responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Ambos têm na formação de profissionais voltados ao mercado de trabalho o centro de sua atuação.

Em 2007, o Governo do Estado anunciou um plano de expansão inédito, visando aumentar em 100 mil o número de alunos no ensino técnico, em 50 no ensino médio administrado pelas Etecs e duplicar o número de Fatecs, passando de 26 - total em 2006 - para 52 unidades. O prazo para o cumprimento das metas é 2010.

Para se ter idéia da velocidade da expansão, em junho de 2009 já estavam em funcionamento 46 Fatecs, ou seja, 90% da meta cumprida. Em relação às Etecs, cuja meta é criar 100 mil novas vagas, já foi cumprido 75%.

Um das grandes novidades do plano de expansão do ensino técnico e tecnológico é a escolha dos locais para a instalação das unidades. A idéia é acompanhar o desenvolvimento econômico do Estado, ou seja, as novas Fatecs e Etecs estão sendo instaladas em locais com grande demanda de mão-de-obra.

Além disso, os cursos praticados em cada novo prédio são direcionados às realidades regionais. No caso da Etecs, um bom exemplo é o curso de madeireiro, em Itapeva (cidade que conta com mais de 200 empresas do setor). Já nas cidades de Araçatuba, Jaboticabal e Piracicaba, grandes produtoras de cana-de-açúcar, por exemplo, as Fatecs ensinam bioenergia sucroalcooleira.

Desta forma, direcionando os cursos de acordo com a mão-de-obra demandada, o Centro Paula Souza, através das Fatecs e Etecs, atingiu um nível de empregabilidade formidável. Em 2008, 93% dos egressos das Fatecs estão empregados um ano depois de formados e 77% nas Etecs.
Em 2009, o Centro Paula Souza firmou um convênio com a Secretaria Estadual da Educação e a Prefeitura de São Paulo que vai permitir a abertura de mais nove mil vagas em cursos técnicos.

Os cursos funcionarão no regime de classes descentralizadas, ou seja, utilizando instalações da Secretaria da Educação e da Prefeitura. Assim, cada escola estadual ou CEU trabalhará em conjunto com a Etec (Escola Técnica) mais próxima, que será responsável pelos cursos.

Outra conquista elaboração de uma lei de salários e cargos, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento, que permitirá que se estabeleçam planos de carreira para os profissionais do Centro Paula Souza.

AI Gov. Estado de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário