segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Entrelinhas

Retificando...
Segundo o assessor da Câmara de Vereadores de Capivari, Rafael Mattos, por meio de retificação encaminhada à redação, “a empresa proprietária da área (Construtora CBÉ) que ofereceu espaço para construção da Câmara não cobrou contrapartida. Informou apenas que está estudando a viabilidade de implantar dois loteamentos na cidade e que, num deles, ofertaria para o Legislativo área para construção da sede própria”.

Parabéns A Gazeta
O vereador de Rafard Ilson Donizete Maia (DEM) deu os parabéns à equipe da Gazeta e defendeu ser positiva a iniciativa, pois “mais um órgão de comunicação estará divulgando o trabalho dos representantes da nossa região”.

Homenagem que gera polêmica
Na última segunda-feira (10), o presidente da OAB de Capivari, Otávio Augusto Lopes, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Capivari representando todos os advogados da cidade pelo Dia do Advogado, 11 de agosto. Durante os esclarecimentos do Capitão Costa Curta sobre a segurança da cidade, o presidente, sentado na platéia, mensurou alguns questionamentos disparando, posteriormente, “Falam, falam e não sai do papel. A sociedade colabora mais quer segurança”, defendeu Lopes sobre a diferença municipal.

O comentário não agradou a Guarda Municipal
O presidente da OAB ainda defendeu que a PM deve andar armada, porém a Guarda Municipal não, o que gerou um certo descontentamento dos profissionais da corporação que ali se encontravam. Porém, o único a se pronunciar contra os apontamentos de Lopes foi o petebista Vitor Riccomini que caracterizou “infeliz o posicionamento de Lopes”.

Debate sobre a saúde de Capivari
O vereador do PMDB, Mateus Scarso, chamou de novela o que vem acontecendo com os atendimentos médicos na Santa Casa. Segundo ele, “não dá para entender o que está acontecendo, já que a Prefeitura está cumprindo a parte dela”. A nomenclatura foi utilizada depois das reclamações de moradores que precisam de atendimento no dia dos pais e não conseguiram, segundo o vereador.

Debate sobre a saúde de Capivari 2
Para solucionar o problema, a vereadora Gilceane Orosco Malto (DEM) sugeriu uma reunião entre os vereadores, o secretário de Saúde e a diretoria da Santa Casa. Todos concordaram e Scarso complementou: “eu não posso admitir que a culpa caia sobre a Prefeitura, Campaci, Júnior Pacheco, e nós vereadores”. Discordando, Vitor Riccomini (PTB) defendeu que se os postos de saúde atendessem melhor diminuiria o número de usuários no PS da Santa Casa.

Mania de coroneis 1...
Durante uma palestra organizada por membros da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e realizada na última quarta-feira (12) nas instalações da Secretaria de Educação sobre o erro de nomenclatura da nova pandemia, a secretária Valéria Colaneri abordou a jornalista e diretora do jornal A Gazeta, Daniela Rocha, afirmando que a mesma havia tirado fotos do interior da secretaria.

Mania de coroneis 2...
A abordagem na porta do banheiro da secretaria, já que a jornalista havia aproveitado a troca de palestrantes para urinar, a fim de não perder informações sobre evento, foi:
- Daniela o que você está fazendo aqui?
Estou cobrindo a palestra.
- Não, não está. Você está tirando foto daqui de dentro, eu vi, eu vi.
No fim quem acabou vendo o que aconteceu vou o presidente da APCS que olhou para repórter sem entender o por quê da abordagem.
Fique tranqüilo Ferreira, nós também estamos tentando... essas são verdadeiras manias de antigos coroneis que acham que podem mandar e desmandar na vida das pessoas... só pra avisar alguns desavisados... o coronelismo já acabou... respeito é bom e todo mundo gosta...


Bate boca
É bem verdade que brigas nunca resolveram nada. Se existe a Tribuna Livre em Elias Fausto, que os interessados se inscrevam e sigam os trâmites legais. E que a Câmara respeite. Feito isso espera-se que não existam bate boca, afinal ouvido da população não é pinico...

Alfinetadas
Em duas oportunidades, o presidente da Câmara de Elias Fausto, Lázaro Barranco (PTB) alfinetou o coordenador municipal de Saúde, José Tarcísio Alves dos Santos. Primeiro disse esperar que ele esteja preparado para combater a nova gripe. Depois afirmou que apesar dos convites, ele é o único que ainda não foi à Câmara...

Onde há fumaça...
Ao que parece, o clima não anda muito amistoso entre o presidente e o coordenador de Saúde. O porquê ainda é uma incógnita... certo é que esse assunto ainda deve render... vamos aguardar pra ver se sai a visita do coordenador aos vereadores que aguardam ansiosos... e preocupados (com razão) com a gripe.

Título de eleitor
Jonas que queria usar a tribuna da Câmara questionou porque ele não pode e o coordenador de Educação podia, se ele nem votava em Elias Fausto. Para ajudar o professor Mário, o TSE já divulgou que as transferências podem ser feitas pela Internet. Se todo o problema for esse, segue o endereço: www.tse.gov.br. Se interessar, esperamos que ajude...

Pequena pausa
Durante a sessão, enquanto o 1º secretário lia os projetos que davam entrada para seguir às comissões, houve uma pausa. Alguns vereadores folheavam papeis, chamaram um funcionário e acabaram por suspender a sessão em cinco minutos...

Projeto fantasma
Ao que parece eles procuravam por um projeto do Executivo que deveria ter dado entrada, mas não estava lá. É que em sessões passadas a Prefeitura mandou projeto criando cargos em comissão e efetivos. Como houve indicações de que os cargos comissionados não seriam aprovados pela maioria dos vereadores, ele foi retirado. Mas deveria ter voltado, apenas a criação de cargos efetivos... nem um, nem outro.

Jeitinho
Durante o breve recesso, nos bastidores comentava-se que a mesa daria um jeito de incluir o projeto que faltou... mas isso não aconteceu. Que bom, porque o que é certo é certo... jeitinho pra tudo acaba sem jeito...

Promessas
Como pudemos ver na última edição de A Gazeta os roubos em Elias Fausto subiram 90% e os roubos de veículos cresceram 81,8%. Esta semana o coordenador de Segurança da cidade disse que quer rearmar a Guarda Municipal. A tarefa não é fácil. Mesmo assim, por hora não passa de promessa...

Segurança
Tomara que a administração municipal trabalhe efetivamente para rearmar a GM. Isso dá mais dignidade e melhora as condições de trabalho dos guardas. Além disso, contribui na segurança da cidade... Ficamos na torcida para que as promessas sejam concretizadas de verdade... isso porque geralmente no país promessas são muitas, realizações poucas... esperamos que este não seja o caso...

Cobrança
E é bom a Prefeitura aproveitar para cobrar o governo do Estado para ampliar os efetivos da PM e da Polícia Civil. Para uma cidade que está tão próxima de municípios maiores como Monte Mor, Hortolândia, Indaiatuba, Salto, Itu, por exemplo, é preciso exigir a atenção necessária... a população agradece quando as autoridades cumprem com suas obrigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário