segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Escritor de Capivari faz palestra sobre Tarsila do Amaral em Goiás

Jehoval e Adriana, em Mineiros (GO), durante sessão de autógrafos

Autor de “Tarsila Eterna” participou de evento cultural que lembrou a pintora modernista em faculdade

O pesquisador, escritor e jornalista, Jehoval Júnior, nascido em Miracatu (SP), mas morador de Capivari desde 1999 é um apaixonado por Tarsila do Amaral. Sobre a artista já escreveu “Tarsila em Revista” (2002) e o mais recente “Tarsila Eterna” (2008).

Adriana Rezende Carvalho Montoni, é pedagoga, arte educadora e artista visual, estudante da Faculdades Integradas de Mineiros (Fimes), em Mineiros (GO) – cidade com cerca de 70 mil habitantes - e há dois anos pesquisava sobre Tarsila do Amaral.

Ela em Goiás, ele no interior de São Paulo encontraram-se pela internet. Adriana realizou incansáveis buscas na rede mundial de computadores, onde conheceu Jehoval que diante de tanta informação que tinha para passar tornou-se presidente da banca examinadora e orientador do trabalho de conclusão que vai virar livro: Rumos e Rimas com Tarsila do Amaral na Arte Educação. A união de dois apaixonados por uma figura tão interessante resultou na aprovação do projeto. A nota 10 foi oferecida com louvor. A defesa aconteceu no dia 22 no auditório da Fimes, a partir das 15h.

Contudo, ainda no dia 21 (sexta-feira), a partir das 19h foi realizado um evento cultural que apresentou trabalhos de estudantes com músicas e danças. Tudo para homenagear Tarsila e recepcionar o escritor. “O objetivo desta palestra em nossa cidade foi interagir este universo do livro, com a comunidade mineirense”, explicou Adriana, que esteve em Capivari na fazenda São Bernardo em Rafard, em fevereiro deste ano para conhecer a cidade e fazer sua pesquisa de campo.

Todas as apresentações foram fruto do projeto “Tarsila Eterna” que foi desenvolvido no Colégio Estadual “Professora Alice Pereira Alves”, com suas 29 turmas entre o Ensino Fundamental II fase e Ensino Médio e estudantes da Fimes, que surgiu a partir do trabalho da pesquisadora. Ela trabalhou as quatro linguagens da arte: a música, a dança, o teatro e as artes visuais. Além disso, foi exposto material sobre Capivari e a pintora reconhecida mundialmente.

“Fui muito bem recebido tanto pela direção da Fimes como pelos professores universitários pela prefeita e autoridades locais. Apresentei Tarsila e Capivari, o local de nascimento dela na rua Fernando de Barros. Mostrei slides da cidade hoje e antigamente, a Igreja Matriz onde ela foi batizada e cópia de documentos como o de batistério, por exemplo. Também falei sobre a Importância de Tarsila na arte educação”, contou Jehoval.

Em seguida aconteceu a sessão de autógrafos, onde os livros “Tarsila Eterna” foram vendidos e o escritor pôde conversar com estudantes, professores e com a imprensa local. O auditório esteve lotado com a participação de cerca de 300 pessoas. “O evento marcou um acontecimento de grande importância para a cultura de Mineiros (GO). A cidade não será mais a mesma depois desse encontro de tamanha cultura”, destacou Adriana.

Para Jehoval, essa foi uma grande oportunidade de divulgar o município e Tarsila do Amaral. “Todo o trabalho que faço aqui em Capivari é para divulgar a cidade e Tarsila, a memória dela. Mineiros tem um povo com uma mente muito desenvolvida. Lá em Goiás estão valorizando Tarsila. Tão distante e valorizam a nossa cidade e Tarsila do Amaral. Esperamos que aqui em Capivari faça-se o mesmo e que deem valor às pessoas que lutam pela cultura local. Lá todos os alunos conheciam os detalhes da vida de Tarsila”, comentou.

30 comentários:

  1. Estive presente em todos os momentos citados, e acredito que pessoas como Jehoval e Adriana são pessoas fundamentais para o desenvolvimento da cultura e do crescimento de uma cidade, assim como Mineiros e Capivari. Eles realmente desenvolvem o trabalho sério, e ao mesmo tempo gostoso, fazendo com que pessoas que os rodeiam se interessem cada dia mais por cultura, e arte, principalmente neste caso, uma artista brasileira. Parabéns é o mínimo que posso dizer... que outras pessoas utilizem isso de exemplo e continuem buscando e ensinando cultura, arte, jornalismo, desta maneira tão prazerosa.

    Mariana Montoni

    ResponderExcluir
  2. parabéns aos alunos e para profª Adriana com quem tive o prazer de trabalhar...que esse seja o 1º de muitos projetos divulgados, porque você merece todo reconhecimento.

    Profª Silvia

    ResponderExcluir
  3. Venho aqui parabenizar este trabalho realizador por todos estes estudantes, bem como a Professora Adriana na qual tenho uma grande admiração pelo seu trabalho monstrando arte para a nossa população. Parabéns Adriana e continue assim, conte comigo que precisar!! Um Forte abraço!!!

    Thiago Alves Irineu
    presidente da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Mineiros)
    www.umesmineiros.rg3.net

    ResponderExcluir
  4. confesso que quero um livro de presente! hehe...

    tarsila é FERA!estudá-la nao tem como dar errado. huahauhau

    fico feliz em ver projetos tão bons assim ganharem espaço e projeção! Adriana, em breve conversaremos sobre uma possível assessoria de imprensa pra isso tudo hein!


    aproveitem pra conferir os resultados do nosso projeto de extensão aqui na UFG, o Perro Loco!
    www.perroloco.com.br

    ResponderExcluir
  5. Cada ser humano que tem na sua mente, que o aprendizado faz parte de nossas vidas no dia a dia e em todos os momentos de nosso cotidiano, se manifesta assim dessa forma, brilhando, empurrando e aperfeiçoando a arte e a cultura nesse país, pois o destaque e a presença se destacam em quem busca o apreço e o amor em tudo que se faz! e voçê Adriana é assim, guerreira,e uma profissional engajada naquilo que faz e no que passa as pessoas que querem aprender mais a cada dia! Eu particularmente aprendi a me respeitar e a valorizar muitas coisas na vida graças ao convívio e a participação nessa sua luta expressa aqui e em todos os pensamentos que cultuam cultura de uma forma verdadeira! Parabéns minha querida a vc e ao seu orientador que tanto se uniram pra que sonhos como esse de vcs sejam um exemplo pra cada um de nós! espero que Deus os abençõe sempre nessa luta pela divulgação da arte eda cultura no nosso país! grande abraço! com carinho, Sérgio

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a Profª Adriana Montoni pelo ótimo trabalho exercido em torno da grandiosa Tarsila do Amaral, com a colaboração grandiosa do Paulista Jehoval... Além do que leva o nome de Mineiros a São Paulo e a todo País... Como ex aluno da Profª Adriana não duvido nunca dela, pois "surpesa", "arte", "talento" e "vontade" são palavras chaves na vida dessa. Adriana é um artista e educadora exemplo para todo o País.

    ResponderExcluir
  7. Thayná



    Bom sua aluna a Adrina e dou os parabéns para ela ...
    PQ ela gosto muito da tarsila e agradecer por ter dadoo tanto conheço sobre Arte do Brasil e do mundo .. parabens professoraa ...

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Ana Maria e sou colega de trabalho da Adriana e estive ao seu lado dando uma mínima contribuição mas que me deixa honrada por isso, pois num país onde a cultura é tão pouco valorizada essa minha amiga guerreira a qual aprendi a adimirar por seu caráter , alegria e criatividade , mostrou com seu projeto que o talento pode fazer morada nas mais singelas criações.Parabéns e que Tarsila viva sempre em nossa vidas com suas cores, vontade de viver e na crença no amor.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez venho parabenizar minha querida colega, e companheira de jornada; Adriana, que não mediu esforços para a realização desse projeto!! Inúmeras foram as vezes que a vi pelos corredores do Col. Alice, no limite de suas forças, extremamente cansada, porém nunca pensava em desistir. Tive o prazer imenso de ajudá-la nesse projeto, e apresentar com ela o Coral "Vozes do Cerrado", cujo nascimento deu-se com o Projeto Tarsila Eterna. Sucesso, colega,hoje, amanhã e sempre!!!
    Profª Lucinha.

    ResponderExcluir
  10. sou aluna da professora Adriana e participei do projeto Tarsila... foi d++

    ResponderExcluir
  11. sou aluna da professora Adriana e participei do projeto foi d+.

    ResponderExcluir
  12. eu participei da palestra na fimes e gosteii muitOo contribuiu bastante pra a o meu conhecimento sobre os modernistas.. tbm tive o prazer de participar do projeto Tarsila Eterna como Anita Malfatti da peça de teatro apresentada em mineiros..


    Marcella Paiva - Mineiros-Go

    ResponderExcluir
  13. meu nome e Danila Martins, sou aluna da prof. Adriana do colegio Alice de Mineiros-go participei da palestra do escritor de capivari no projeto Tarcila Eterna realizado na fimes...gostaria de parabenizar pelo exelente trabalho realizado em nossa cidade...alem do projeto na fimes realizamos um tetro no auditorio Frank Green com a peça da escritora Maria Adelaide do amaral "TARSILA"...fui Diretora da peça e gostei muito de ter realizado esse trabalho escolar para a nossa cidade...espero que todos tenham gostado muito do projeto....OBRIGADO***

    ResponderExcluir
  14. É simplesmente maravilhoso todo este trabalho feito por Jehoval Júnior e Adriana Montoni!!
    Fico realmente encantada!
    Espero que todos se despertem e busquem no interior de si mesmo, força e coragem para fazerem trabalhos tão dedicados como os deles.
    São os sinceros agradecimentos de,

    Gabriela Montoni.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! Adriana e Jehoval, pelo trabalho maravilhoso. Arte e Literatura unidos na pesquisa e divulgação do trabalho de Tarsila do Amaral. Maria de Fatima França Rosa. Faculdade de Artes Visuais/UFG.

    ResponderExcluir
  16. Como a gabriela disse realmente 'e enteresante esse trabalho feito por um dos grandes escritor jehoval e com nossa grande professora maravilhosa Adriana montoni, uma mulher q fez os alunos se enteresarem mais pela arte...
    ja a dois anos a professora começol a falar de tarsila uma pintora modernista brasileira q ficol falada pelo o mundo inteiro,vou ser realista no começo tava muito chato ,todo dia era tarsila daqui tarsila dali mas depois q vi quem 'e mesmo tarsila depois q comecei a estudar tarsila vi que era tudo uma arte o que a professora disia .... ADOREI ADRIANA...

    ResponderExcluir
  17. foi muito bom o trabalho do Jehoval Júnior e Adriana Montoni!! fiquei encantado e achei que os garotos de hoje devem deixar-se influenciar com o talento da tarcila do amaral. E muito bom ser um aluno dessa professora dedicada,organizada e agradavel (adriana montoni) e o teatro foi outra oportunidade para os alunos ampliar seus conhecimentos.
    tchau meu nome e bruno
    mineiros-go
    colegio estadual prfessora Alece pereira alves ^^

    ResponderExcluir
  18. professora adriana foi uma satisfaçao estudar com vc sobre tarsila..mas agora so ta falanddo dela cade vez mais ate um grande escritor q fez o livro dela o jehoval esta nos ajudando pelos projetos feitos .....
    parabensssss!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns! Adriana e Jehoval, pelo trabalho maravilhoso. Arte e Literatura unidos na pesquisa e divulgação do trabalho de Tarsila do Amaral.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Driika...que belo trabalho voce e o Jehoval fiseram...estam de Parabéns msm ein...

    Beijos ^^

    Daniel
    9º ano 'A'

    ResponderExcluir
  21. parabem adriana e jrhoval pelo esforço de dedica no trabalho de Tarcila Do Amaral pois vc ja e uma vencedora pois dedica para todos os seus trabalho
    nao era facil saber sobre a vida de tarcila se vc nao tevece nos mostrando e dedicando a ela pois eu sei q ela tarcila esta muito orgulhosa de vc pois vc e uma vencedora e sempre sera

    ResponderExcluir
  22. adiana e jehoval vc esta de parabem adore tudo q vc passou para nois pois sem vc nao tetia conhecido a historia de tarcila pois pode se comcidera uma vemcedora


    bjs de sua aluna jordana amooo muito vc


    8 ano c

    ResponderExcluir
  23. adiana e jehoval vc esta de parabem adore tudo q vc passou para nois pois sem vc nao tetia conhecido a historia de tarcila pois pode se comcidera uma vemcedora


    bjs de sua aluna jordana amooo muito vc


    8 ano c

    17 de Setembro de 2009 21:12

    ResponderExcluir
  24. adiana e jehoval vc esta de parabem adore tudo q vc passou para nois pois sem vc nao tetia conhecido a historia de tarcila pois pode se comcidera uma vemcedora


    bjs de sua aluna jordana amooo muito vc


    8 ano c

    17 de Setembro de 2009 21:12

    ResponderExcluir
  25. adiana e jehoval vc esta de parabem adore tudo q vc passou para nois pois sem vc nao tetia conhecido a historia de tarcila pois pode se comcidera uma vemcedora


    bjs de sua aluna jordana amooo muito vc


    8 ano c

    17 de Setembro de 2009 21:12

    ResponderExcluir
  26. to muito feliz por suas realyzações tya dryka seja sempry essa pessoa maravilhosa q tu é q vc contynuará a bryulhar como brylha......beijos dy sua queryda alunynha karla.....ty curtuúú

    ResponderExcluir
  27. A Adriana é uma eterna eterna estudante e divulgadora de arte em geral... Pena que não pude comparecer ao evento do Colégio Alice. Mas tive informações de que foi muito bom e proveitoso... Ainda mais com o envolvimento de jovens de escola pública. Parabéns pelo trabalho em torno da obra de uma pessoa que tem respaldo nacional... Um grande beijo Adriana.

    ResponderExcluir
  28. a adriana e a melhor professora de arte que eu ja tive e apaixonado por q fais sempre foi aplicada em tudo o q feis e por isso q ate hoje te considero de mais por que vc nao e 10 é 1000
    sem explicaçoes mesmo com seus rolinhos com o jehoval
    kkkkkkk
    zuando
    fuizz bjss

    ResponderExcluir
  29. esse projeto da tarsila eterna foi uma coisa muito bonita,porque alem de ter sido um projeto lindo foi mais bonito ainda pq a professora o concluiu com a maior paixao,e esse trabalho foi muito importante para o aprendizado de todos nos,adorei.
    meus parabens dryka vc merece!!!!

    ResponderExcluir
  30. nossa professora sei q ja falei mas ainda e pouco
    seu trabalho ficou maravilhoso, nos fez lembrar de uma historia q muitos nem conhecem.
    vc esta de parabéns...

    ResponderExcluir