segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Indicador de Filmes

Esta semana vamos avançar nos filmes nacionais. Confiram dois grandes títulos que contam com a participação de Lázaro Ramos. Em “Madame Satã” ele é o protagonista, em “Quanto vale ou é pó quilo”, faz uma participação especial. Essas peças nos mostram a versatilidade e a presença do ator em dois temas bem polêmicos.


Quanto vale ou é por quilo? (Sérgio Bianchi, 2005)
O filme é uma adaptação livre de um conto de Machado de Assis que faz um paralelo entre o período de venda de escravos e os tempos atuais. Assim ele mostra as contradições de um país que convive com crise de valores.

Do século XVIII, então, traz a escravidão explícita e de hoje a exclusão social e seu sinônimo velado. Como em um verdadeiro mercado, o conhecido Terceiro Setor ocupado por empresas, que recebem o nome de ONG procura preencher os vazios deixados pelo Estado. Desta forma transformam pautas sociais em verdadeiros negócios. A sinopse do longa destaca: “Como em todo ramo empresarial, há corrupção. Neste, o dinheiro é público e o produto é gente”.
No elenco estão Caco Ciocler, Hérson Cappri, Umberto Magnani, Joana Fomm, Lázaro Ramos, Antônio Abujamra, entre outros.

Um filme provocante que é extremamente atual e merece ser visto com muita atenção. E para provocar ainda mais, o título traz alguns lemas para reflexão como: “mais valem pobres na mão que roubando”. Não dá para perder o longa que tem 110 minutos.


Madame Satã (Karim Aïnouz, 2002)
Um dos personagens mais polêmicos da Lapa (RJ) nos anos 30, foi certamente, Madame Satã. O nome adotado por João Fracisco (interpretado por Lázaro Ramos) veio de um filme que viu e gostou muito: Madame Satan (1932), dirigido por Cecil B. deMille.

Em 1932, João, um artista transformista que tinha o sonho de se tornar um grande astro dos palcos está preso. Com sua liberdade passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), que era sua esposa e prostituta. O filme foi todo gravado em locações na Lapa e em locais próximos e neste ambiente nasce Madame Satã para o mundo. O longa de 105 minutos tem uma interpretação marcante e completa de Lázaro Ramos e traz cenas impactantes. Definitivamente não é um filme para crianças. A recriação do universo onde viveu o personagem principal é muito inteligente e consegue transportar o público para o mundo onde tudo realmente ocorreu.

Madame Satã ganhou cinco prêmio no Grande Prêmio Cinema Brasil e tem ainda, participação de Renata Sorrah, como Vitória dos Anjos. Por ser polêmico, ele tem recebido de críticas ácidas a grandes elogios. Contudo, para formar opinião é preciso assistir, mas sem preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário