quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Segunda etapa da vacinação contra pólio foi adiada para setembro


O Ministério da Saúde adiou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Ela acontecerá no dia 19 de setembro. Inicialmente prevista para 22 de agosto, a ação não será prejudicada, apenas adiada em algumas semanas. A modificação na data de realização da campanha não comprometerá a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, ocorrida em 20 de junho.



O adiamento foi feito para evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, que funcionam como porta de entrada para os pacientes com suspeita de gripe. Em setembro, a vacinação vai acontecer em um cenário mais tranqüilo, com os profissionais da saúde podendo priorizar o trabalho de proteção. A orientação responde também a pedido de secretarias de saúde dos Estados mais afetados pelo atendimento a pacientes com sintomas de gripe.



O Ministério da Saúde ressaltou que nenhuma criança corre o risco de ser contaminada pelo vírus da poliomielite por conta da mudança da data da segunda etapa da vacinação. As crianças que precisam tomar a dose de rotina – aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade – devem se dirigir aos postos de saúde na data marcada no carnê de vacinação. O mesmo vale para bebês de 15 meses, que têm de tomar o primeiro reforço da vacina. Crianças que tenham menos de cinco anos e não se enquadrem nos casos acima devem aguardar o dia 19 para se vacinarem.



A segunda etapa da campanha nacional de imunização tem a meta de atingir cerca de 14,7 milhões de crianças – o que representa 95% das crianças menores de cinco anos. A primeira etapa foi realizada em 20 de junho e atingiu 95,7% do público alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário