terça-feira, 22 de setembro de 2009

Alunos são instruídos a não se envolver com drogas

Por meio de um projeto da Polícia Militar, alunos das escolas estaduais e municipais de Capivari recebem esclarecimentos educacionais voltados à resistência às drogas










Soldado Carciofi interagindo com os alunos da 6ª série da escola estadual Padre Fabiano

946 alunos de cinco escolas estaduais e cinco escolas municipais capivarianas, recebem semanalmente aulas preventivas sobre a importância do não envolvimento com o mundo das drogas. O projeto iniciado no país em 1992, resultado da parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação estaduais, chegou em Capivari no ano passado, sendo que foi retomado no início desse ano, pelo soldado da PM Carciofi.

Segundo o soldado, para se tornar um ‘proerdiano’, foi necessário a participação no curso, ministrado na capital paulista com duração de 15 dias. Posteriormente, foi exigido um estágio, a fim de que o entendimento dos ensinamentos fossem comprovados, para finalmente retornar a Capivari e iniciar a aplicação das aulas. “Resolvi fazer algo mais, além da ronda escolar e a instrução nas ruas, que não surtiam o mesmo efeito. Como já era professor de educação física, já estava acostumado a ministrar aulas nas escolas”, esclarece.

No primeiro semestre deste ano, alunos das cidades de Rafard e Capivari já haviam passado pelo curso, recebendo, inclusive, diplomas e medalhas por meio da formatura do curso, realizado no ginásio do ‘Ronaldão’, em Capivari. De acordo com Carciofi, a expectativa é a mesma para as turmas desse semestre, que tem a formatura prevista para os meses de novembro e dezembro. “O melhor aluno de cada série recebe uma medalha, sendo que todos recebem diploma em meio ao evento cívico que também é marcado pela canção do Proerd”, comenta.

Aluno da 6ª série da escola estadual Padre Fabiano de Camargo, G.P., 12, julga interessante o curso e a interação com os amigos de sala por meio das atividades da apostila. “Depois das aulas conversamos sobre como é ruim fumar e usar drogas”, afirma o menor sobre os diálogos entre os estudantes.

W.F.L., 12, concorda com o amigo de sala, avaliando ser muito importante entender o que as drogas trazem para a vida das pessoas. Ela afirma isso porque conquistou uma vitória familiar por meio dos ensinamentos obtidos na aula. “Meu irmão mexia com drogas e me perguntou o que havia aprendido sobre a reação do uso. Expliquei para ele e disse que só tava se prejudicando, aí ele parou de usar”, diz a menor.


O projeto
O Proerd foi criado pela polícia norte-americana no ano de 1983, intitulado como D.A.R.E. (Drug Abuse Resistence Education). A versão brasileira foi implantada nove anos mais tarde, com o objetivo inicial do programa: estimular uma ação conjunta entre a PM, professores, estudantes e pais, visando a prevenção e a redução do uso indevido de drogas, como também a violência entre os estudantes. Em suma, o projeto prevê a conscientização das crianças e seus familiares quanto a importância da resistência às drogas, apesar das pressões e influências diárias para o uso e a prática da violência.

De acordo com a introdução da apostila cedida aos alunos, “o Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo assim, para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz”.
A apostila apresenta simulações de situações de risco a fim de que os alunos interpretem a história, vivenciando ainda que por meio de simulações, os fatos correntes no mundo dessa ilegalidade, inibindo assim, o interesse no ingresso nas drogas.

Um comentário:

  1. Muito legal isso....hoje em dia, temos que ter essa mesma atitude....pra que o futuro dos nossos filhos seja melhor!

    ResponderExcluir