segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Câmara homenageia rádios da cidade

A Câmara de Capivari, na sessão de segunda-feira (21) realizou uma homenagem às rádios Raízes FM, Cacique AM e Alternativa FM devido ao Dia Mundial da Rádiodifusão comemorado oficialmente no dia 25.
Para representar as emissoras, estiveram presentes, Carlos Maschietto (Raízes), Toni Júnior (Cacique) e Jorge Possignolo (Alternativa). Eles foram parabenizados pelos serviços prestados à comunidade.
A data foi proposta pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Radio e Televisão) e lembra também o nascimento de Edgard Roquette Pinto, em 25 de setembro de 1954, pioneiro da rádio no Brasil.

O rádio
A primeira transmissão radiofônica no Brasil, ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do centenário da Independência. Foi Roquette Pinto, membro da Academia Brasileira de Ciência, quem liderou o movimento para a instalação da primeira emissora de rádio do país.Nessa primeira experiência, foi transmitido o discurso do presidente da época, Epitácio Pessoa.
De forma oficial, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro começou a operar em 1º de maio de 1923. Em 1936, a rádio transformou-se em Rádio Ministério da Educação e Cultural, porque Roquette Pinto idealizava a rádio ligada à Educação e Cultura e que não tivesse um caráter comercial.

Mais homenagens
Os vereadores também homenagearam o funcionário da Câmara, Marcos Pereira pelos serviços prestados. Ele foi aplaudido de pé por todo o plenário.

Um comentário:

  1. perá ai tem mais radio comunitarias em capivari não tem tá no site da anatel em brasilia que tem mais radios em capivari quero saber mais disso obrig...

    ResponderExcluir