segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Entrelinhas

por Daniela Rocha
Parabéns radialistas!!!
Dia 25, foi comemorado o Dia do Rádio e os empresários do ramo, em Capivari, foram homenageados na última segunda-feira (21) pela Câmara de Vereadores. Aproveitamos para deixar nossos parabéns a estes profissionais da imprensa que enriquecem o dia a dia da população, seja com informações, seja com entretenimento.

Até o Natal
Ao fazer uso da tribuna na última sessão (21), o vereador Valdir Vitorino (PDT) afirmou que em média 40 lâmpadas encontram-se queimadas na avenida Pio XXII. Apesar da escuridão, o legislador afirma que o gasto de energia continua, uma vez que todas as lâmpadas são ligadas juntas. Segundo ele, a reclamação é antiga, sendo que foi informado pela Secretaria de Obras que uma empresa já foi contratada para resolver o problema. Vitorino declarou que espera ver a melhoria até o Natal, junto com o Papai Noel?

Alavanque de Capivari
No início do mês que vem, a cidade sediará a Virada Esportiva, evento estadual que promoverá 24h de atividades esportivas dentro do município. Segundo o vereador Vitor Riccomini (PTB) a vinda do evento para cidade é muito positiva, uma vez que todos os materiais utilizados, como bolas e uniformes, permanecerão na cidade após o término das atividades. O presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Proença (PPS) endossou o ponto de vista de Riccomini e afirmou que 120 profissionais participação do evento.

Passe de mágica
Segundo os moradores dos bairros Nova Aparecida e Vila Fátima, durante toda a semana passada não existia água nas torneiras. Visitas de funcionários do Saae foram feitas ao local, sendo que o argumento era que o consumo da região é muito alto, como também o reservatório estava desabastecido. O interessante é que logo após a reunião dos moradores com o prefeito e vice-prefeito, o desabastecimento foi solucionado. No reservatório tinha água e o consumo excessivo da população não impossibilitou o oferecimento.

Fiscalização neles
Na última sessão, o vereador pemedebista, Mateus Scarso, esclareceu que o entulho depositado em todas as partes da cidade, é resultado de falta de fiscalização da prefeitura que não coloca em prática o código de postura do município que proíbe o depósito nas ruas. “O morador limpou o terreno dele e jogou o mato na rua”, explanou o legislador que julga urgência a aplicação fiscalizatória a fim de que os moradores tomem ciência da ilegalidade.

Fiscalização neles 2
Vitorino concordou com Scarso e arranjou uma solução para o problema: “A partir do momento que o caminhão [de recolhimento] tiver um talão da mão, pronto. Quem jogou o entulho? Foi você? Passa o valor [da multa] para o morador que ele pára de jogar”, defendeu.

Vamos fiscalizar todo o trâmite
Aproveitando o ensejo, o vereador Edson Bombonatti (PDT) sugeriu a fiscalização do local onde é depositado o entulho e as podas de árvores, sob a justificativa de que muitas pessoas reclamam quanto o material é depositado próximo a nascente Ênio Pires.

Mais informações aos munícipes
O líder de governo, vereador Nelson Soares (PR), sugeriu, na última sessão de Capivari (21), que a autarquia do Saae emita as contas de água apresentando a conta negativa da instituição, a fim de que os capivarianos tenham maior clareza das finanças da autarquia. Muito bem Soares. Isso sim é transparência!

Vamos conscientizar
O vereador do PMDB, Jorge Elias, comentou em tribuna um dos grandes problemas da cidade: o desperdício de água. Não é difícil de encontrar moradores que lavam calçadas, e até mesmo ruas em Capivari. Pensando nisso, Elias verbalizou a importância da conscientização da população, uma vez que esse bem natural é finito.

Estamos aqui para isso
Conversando com o legislador, ele comentou que fará uma indicação para que uma campanha seja elaborada para esclarecer a população sobre o consumo consciente da água. Ótima ideia vereador e estamos à disposição para propagar essa campanha. Inclusive seria muito interessante uma parceria entre o Saae e o jornal A Gazeta, voltada para o esclarecimento do povo, uma vez que o veículo de comunicação tem como principal vertente a conscientização. Da nossa parte cedemos o espaço sem custo, já que se trata de um serviço de utilidade pública.

Para que serve uma Secretaria de Comunicação?
Ninguém tem obrigação de saber qual a finalidade de uma assessoria de imprensa, salvo os profissionais que trabalham nela. Estes já devem ter aprendido que a produção de releases não é o bastante, sendo que uma Secretaria de Comunicação, de uma prefeitura, tem como uma de suas responsabilidades providenciar as informações solicitadas pela imprensa, no que circunda o poder executivo. Certo?!

O que acontece?
Entretanto, isso não acontece em Rio das Pedras. Quando encontra-se alguém na assessoria já é uma grande coisa. Os releases [matérias produzidas pela assessoria] até que aparecem, mas daquele jeito: ponto final no título, informações incompletas, e daí para mais... Agora se você precisa de alguma informação além da contida no release, aí você tem que ligar para a secretaria responsável, porque a Secretaria de Comunicação que deveria fazer isso, não o faz. Olha, é um problema... grave, diga-se de passagem. Ah! Mas é uma profissão que não precisa de diploma né?! Qualquer um faz, qualquer um entende... que decadência!!!
Ainda assim fica a dica: procurem no dicionário a definição de assessoria. Isso pode ajudar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário