quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Salão de Artes de Rafard é alternativa cultural

Até o próximo dia 30, os apreciadores de obras de arte terão a oportunidade de visitar a exposição montada na segunda edição do Salão de Artes de Rafard alocada no Centro Cultural da cidade. Fazem parte da exposição 45 telas e duas fotografias que apresentam a diversidade das técnicas artísticas que podem ser utilizadas para a produção dos quadros.

Dentre as técnicas usadas pelos diversos artistas estão a aquarela, a pintura em óleo, pintura acrílica, a mista, como também os desenhos em stêncil, entalhados em madeira e gesso.
Menções honrosas e medalhas foram entregues aos artistas que tiveram seu trabalho selecionado pela comissão julgadora. Um dos premiados foi Ronaldo Ceribelli que ganhou a medalha de bronze com a obra intitulada Prece 1. Margarete Zenero também levou o bronze com o conjunto de obras produzida com a técnica da aquarela.
Tamara Caputi, a precoce artista que já participou da exposição Tendências junto com a mãe, este ano na cidade rafardense, também expôs seu trabalho com a obra Africana II.

A homenagem
Aberto no último dia 4, o 2º Salão Nacional de Arte de Rafard deste ano homenageia o artista capivariano Domingos Viegas de Toledo Piza (1887-1945). Órfão aos 12 anos ele deixou Capivari, onde nasceu em 18 de fevereiro de 1887 e foi morar com seu tio Gabriel Piza, embaixador do Brasil na França.

Segundo o curador do evento, Ivênio Pires, em 1919 Piza expôs pela primeira vez no Salão de Paris. Em 1923, ele participa do Salão de Outono, o qual lhe permite a sua definitiva ascensão na Europa como pintor nas décadas de 20 e 30, tendo na ocasião sua obra incorporada ao acervo do Museu Jeu-de-Paume em Paris.

Ainda de acordo com Pires, ao ignorar as regras impostas pelas academias, Piza utiliza em suas obras uma paleta reduzida de tons de ocre e terra siena, resultando em um cromatismo ajustado e formalismo cubista, porém com características próprias. O artista plástico ressalta também, que Piza faleceu em São Paulo em 1945, ano em que suas obras foram expostas no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Serviço
A exposição fica aberta de segunda à sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h30 às16h30 Aos sábados a visitação acontece das 13h às 16h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário