segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Coletor se machuca com agulha de seringa descartável

Um dos funcionários da empresa de recolhimento de lixo de Capivari, teve que fazer exames após perfurar o dedo

Na semana passada, ao efetuar o recolhimento de sacos de lixo no município, um dos coletores de lixo da cidade, que preferiu não ser identificado, teve seu dedo perfurado por uma agulha de seringa descartável que se encontrava em um dos sacos que recolheu.

Seguindo as instruções da empresa responsável pelo serviço, a Corpus, o funcionário informou o fato ao coordenador operacional que encaminhou-o à Vigilância Epidemiológica, a fim de que uma série de exames fossem feitos, como também tomou as vacinas de tétano e hepatite, para evitar possíveis contaminações. O resultado dos exames está previsto para ficar pronto no próximo dia 12.

O ocorrido também foi encaminhado ao setor de segurança da Corpus, a fim de que o acidente fosse formalizado.

De acordo com o gestor de contrato, Vitor Gasparatto, está foi a primeira vez que isso ocorreu, entretanto os funcionários já haviam comentado que encontram materiais perfurocortantes nos sacos de lixo doméstico da cidade. “Fazemos o recolhimento desses materiais nos postos de saúde do Castelani, Padovani e Central, sendo que a recomendação é a separação desse material já que é altamente infectante”, esclarece Gasparatto que afirma ainda que os produtos, antes de serem encaminhados ao aterro sanitário, passam por um forno microondas.

No caso registrado a semana passada, os moradores da residência em que a agulha foi encontrada no saco de lixo, foram informados do risco à saúde dos coletores, instruindo-os a separar a seringa dos demais materiais e as encaminhando ao centro médico da cidade.
Gasparatto ressalta a importância dos moradores separarem tantos as seringas utilizadas, como também os cacos de vidro do lixo comum. Uma sugestão para o depósito tanto das seringas como do vidro são as caixas de papelão de sapato, de leite que dificultam que os coletores sejam machucados. Mas vale ressaltar que o vidro, diferente da seringa, é encaminhado diretamente ao aterro, entretanto precisa ser embrulhado para evitar acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário