segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Entrelinhas

"O povo, por ele próprio, quer sempre o bem, mas, por ele próprio, nem sempre o conhece.” Jean-Jacques Rousseau


Parabéns!!!
Queremos parabenizar o radialista Yuri Rossi pelo lançamento de seu site. Desejamos muitas felicidades e bastante sucesso ao simpático comunicólogo, companheiro de boas risadas no início de toda santa semana.

Vamos vender laranja mais baixo
Na última sessão (28), o vereador do PDT, Valdir Vitorino, solicitou aos vendedores de laranja que abaixem o volume de seus veículos, já que os moradores estão incomodados com a situação. O legislador solicitou maior fiscalização dos fiscais de postura. Eh lá!!!

Vamos descontar do repasse
Vitorino se mostrou insatisfeito com as freqüentes reclamações de ausência médica no PS da Santa Casa e arranjou uma solução: “Na minha opinião, a prefeitura devia descontar do repasse Santa Casa porque eles não gastam com os médicos que não vem”.

A contrapartida
A vereadora Gilceane Orosco Malto (DEM), rebateu Vitorino afirmando que conversou com o presidente da Santa Casa e que este declarou que realmente médicos plantonistas faltaram, porém o corpo médico do hospital supriu as necessidades da população.

Punição financeira
Em sua coluna Transparência Notícias no site da prefeitura, Luis Donisete Campaci (PMDB), o prefeito assegura à população que “haverá "punição financeira" à Santa Casa todas as vezes que a Diretoria da Santa Casa não garantir a presença dos médicos para atender no Pronto Socorro”.

Enfermeira medicando
Mateus Scarso (PMDB) criticou mais uma vez os serviços do PS e afirmou que na última semana um fato mais grave foi verificado: uma enfermeira medicando um paciente sem o aval do medido. Questionado por Vitor Riccomini (PTB) se tinha certeza da denúncia, Scarso manteve o posicionamento. Cuidado vereador, porque na nossa legislação é quem acusa que tem que provar viu?!

Ninguém fica mais doente
O mais interessante de tudo foi o início do discurso de Vitorino: “não se pode, mais em Capivari, ficar doente aos finais de semana”. Realmente, era só o que faltava!

Jogos Abertos em vista
O líder de governo, Nelson Soares (PR) informou que os atletas do município de Capivari participarão dos Jogos Abertos 2009 no município de Piracicaba, sem nenhum custo aos cofres públicos municipais. Estamos na torcida para nossos conterrâneos tragam bastante medalhas para o município.

Mulher de secretário é exonerada
Na semana passada, a esposa do secretário de saúde foi exonerada do cargo de coordenadora da saúde municipal. Boatos afirmam que apesar da medida, Marli continua agindo como chefe da equipe da saúde mental, tanto que na reunião posterior a sua demissão alegou que continuaria exercendo o cargo, porém não seria remunerada, tudo isso porque seu marido não vai colocar ninguém em seu lugar.

A posição do prefeito
De acordo com o prefeito de Capivari, “a Dra. Marli continuará colaborando com a prestação de seus serviços aos munícipes sem receber nenhum centavo além da remuneração que lhe for devida pelo cargo ocupado em conseqüência de sua aprovação em concurso público”.

E o lixo da cidade?
O vereador Vitor Riccomini (PTB) lembrou que o contrato com a empresa de recolhimento de lixo da cidade, Corpus, será vencido na próxima segunda-feira (5) e questionou as medidas do governo para que o serviço não fique parado. Vitão, jamais a prefeitura faria isso com a população, fique despreocupado, afinal esse assunto já é discutido há muito tempo e não existe justificativa para qualquer problema de não prestação de serviço.

Está aí a confirmação!
Segundo Campaci, os secretários municipais “estão tomando as providências cabíveis, tanto em relação à nova licitação, quanto a essa preocupação, bastante adequada e bastante oportuna do nobre vereador Vitor, para que não haja interrupção na coleta do lixo em nossa Capivari. Os Secretários Municipais estão cuidando deste assunto desde 02 de janeiro de 2009”. Está vendo?

Para quem vai ficar?
O presidente da Câmara de Capivari, Rodrigo Proença (PPS), solicitou informações sobre o rateio dos recursos do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e o critério de distribuição entre os profissionais do magistério. Proença defende que os benefícios também podiam ser transferidos às merendeiras que recebem o menor salário da prefeitura, a fim de que todos os profissionais saiam satisfeitos.

O prefeito esclarece
No Transparência Notícias, Campaci esclarece que todo o dinheiro será repassado aos profissionais da educação, obtendo as leis e a critérios técnicos. “Em acordo com os princípios da melhor administração pública, não vou misturar excelência na gestão da educação com populismo político. Quem tiver dúvidas, por favor, leia nosso Plano de Governo que foi distribuído à população durante a campanha eleitoral e que foi aprovado por mais de 67% dos eleitores em 05 de outubro”, pondera.

Um comentário:

  1. A quem interessar possa, alguns documentos que balizam os principios de melhor administração publica pela na esfera federal, e que definem possibilidades e limites da gestão municipal:

    1. Manual de orientação sobre o FUNDEB estabelecendo criterios para repasse e gestão dos recursos, consultar sitio:
    ftp://ftp.fnde.gov.br/web/fundeb/manual_orientacao_fundeb.pdf

    2. sobre composição do conselho municipal de educação de Capivari, consultar: http://www.fnde.gov.br/cacs/index.php/lista_conselheiros/listagem.

    ResponderExcluir