segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Indicador de Filmes


Moça com Brinco de Pérola (Inglaterra, Peter Webber, 2003)


O filme, baseado em fatos reais, mostra a história da criação da obra mais famosa do pintor holandês Johannes Vermeer (Colin Firth). Um filme de época, ambientado no século XVII, com uma fotografia belíssima e diálogos bem construídos que em muitos momentos se tornam desnecessários. A expressão das personagens, em várias situações, se bastam em si mesmas. E os atores dão conta do recado.

O enredo se desenvolve a partir da vida de Griet (Scarlet Johansson), uma menina pobre de 17 anos, que acaba obrigada a trabalhar na casa do artista para ajudar família. Ela acaba inspirando Vermmer e se torna a modelo do quadro. Mas a relação entre eles acaba indo além da pintura, mas não de uma forma vulgar. Na verdade, um amor que o público percebe pelo olhar que eles trocam. Algo sutil e intenso.

Este é um filme que definitivamente acontece diante dos olhos de quem assiste. As cenas foram filmadas sem pressa e permitindo que cada ação ou reação tenha uma duração próxima do real. Não é uma obra com cortes abruptos que deixam a história mais rápida. Aliás, Moça com Brinco de Pérola, pelo período em que se passa, e pela própria história não permitiria isso.
O casal principal apresentou uma bela química e conseguiu fazer com que as lentes se apaixonassem por eles. A sucessão de acontecimentos e as relações interpessoais marcadas mais pelas expressões que por palavras te prende até o fim. Inclusive porque, enquanto, o pintor se apaixona cada vez mais pela bela jovem, também tem que lidar com a própria família, principalmente sua mulher e sua sogra.

Quando elas percebem o que está acontecendo, tentam inclusive prejudicar Griet para demiti-la. Mesmo assim, a cada cena, a cumplicidade entre o artista e a moça se torna mais intensa. Interessante notar ainda, que tudo isso é o fio condutor da criação de uma obra de arte. A película mostra as fases de criação de Vermeer, com todas as peculiaridades artísticas. Mesmo assim, o resultado no quadro pronto, não poderia ser diferente e a expressão da musa inspiradora é intensa e angelical.

Moça com Brinco de Pérola tem uma hora e 35 minutos de duração e teve três indicações ao Oscar. É, tazmbém, uma história muito bem contada pelo diretor Peter Webber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário