segunda-feira, 6 de julho de 2009

Estão abertas inscrições para bolsas universitárias

Os beneficiados atuarão como monitores do Programa Escola da Família


Os universitários têm até o dia 15 de julho para se inscrever pelo site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/ e concorrer a uma das 8 mil vagas para o Bolsa Universidade . Aqueles que obtiveram o benefício integral vão trabalhar como monitores em uma das escolas que desenvolvem o Escola da Família, aos finais de semana. Os programas são da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e para participar é preciso atender a alguns critérios, como:

- estar matriculados em curso de graduação de Instituição Privada de Ensino Superior conveniada com o Programa Bolsa Universidade;

- não receber outra bolsa de estudos, financiamento universitário ou similar, oriundos de recursos públicos;

- ter interesse e disponibilidade para desenvolver as atividades do Programa nas Escolas Públicas Estaduais ou Municipais, aos finais de semana.

Nesta nova etapa, foram realizadas algumas modificações, que, agora, permitem a inscrição de todo aluno que cursou o Ensino Médio em qualquer rede de ensino do país. Anteriormente o projeto só estava disponível àqueles que estudaram as três séries do Ensino Médio na rede estadual ou municipal, no Estado de São Paulo.

O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso. A Secretaria de Estado da Educação arca com 50% do valor da mensalidade, com teto de R$ 267,00, e a instituição de ensino completa o restante do valor da mensalidade.

Mais de duzentas instituições de Ensino Superior estão cadastradas para que seus alunos participem do Programa. No endereço eletrônico acima, o candidato poderá verificar a quantidade de vagas de sua Instituição de Ensino Superior. As vagas são para todas as 91 Diretorias de Ensino do Estado.

Dúvidas e mais informações pelo telefone: 0800 777 0333

Plenário poderá votar mudança nas regras eleitorais

Mudanças nas regras eleitorais devem ser votadas nesta semana (Foto: Google Imagens)


Carlos Manhanelli com colaboração de Guga Fleury

A grande novidade da proposta em pauta é a liberação do uso da internet para as campanhas. Candidatos poderão usar o twitter e o orkut para divulgar suas ideias. A reforma das regras eleitorais deverá ser o destaque das votações do Plenário nesta semana, conforme acertado pelos líderes com o presidente Michel Temer. O Projeto de Lei 5498/09 é o resultado do trabalho de um grupo multipartidário criado para analisar as propostas de mudanças nas normas de campanha. De acordo com interpretação de Temer, esse projeto poderá ser votado em sessões extraordinárias porque seu assunto, segundo a Constituição, não pode ser objeto de medidas provisórias. Já a pauta das sessões ordinárias está trancada pela MP 462/09.


Novas regras

O projeto sobre a reforma eleitoral é assinado pelo líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN) - primeiro nome da lista de líderes que apoiam o texto - ; mas a redação foi apresentada pelo deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), que coordenou o grupo de trabalho.A grande novidade é a liberação da internet para as campanhas eleitorais, inclusive com o uso de emails, blogs, twitter, orkut e demais ferramentas. Os candidatos também poderão captar doações pela internet.

Outra novidade é a instituição de votos impressos para conferência com os da urna eletrônica, a ser feita por meio de amostragem de 2% das urnas. Depois de conferir o voto eletrônico, o eleitor confirmará as suas escolhas; então, o voto será impresso e depositado automaticamente em local lacrado, sem contato manual.Do eleitor, também será exigido um documento com fotografia para coibir fraudes. O texto prevê a possibilidade de um candidato concorrer mesmo que o seu registro esteja sub judice, ou seja, sem decisão final favorável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele poderá fazer a campanha normalmente enquanto estiver nessa condição, inclusive no rádio e na TV.

Caso a decisão do TSE não tenha saído até a eleição, seu nome também deverá estar na urna eletrônica, mas os votos recebidos só serão validados se o pedido de registro for aceito definitivamente.

Investigação e transparência

Se realmente tudo isso aconteceu é importante que a Prefeitura de Capviari investigue para que tudo possa ficar explicado da forma mais transparente possível. Se não, alguém pode imaginar que a desorganização foi proposital para favorecer esse ou aquele possível "apadrinhado". Preferimos pensar que houve incompetência e não má intenção...

Processo seletivo: que falta de organização!!!

E não foi só cola que se passou no processo seletivo da Prefeitura de Capivari. Teve gente que chegou na escola certa para fazer a prova, no horário certo e tudo o mais. Porém, depois de entrar foram informadas que teriam que ir para outro local... De última hora mudaram o lugar de uma das provas... Parece que organização não foi realmente o forte do Concurso Público de Capivari...

Processo seletivo e cola...

Parece que organização não foi o forte do processo seletivo da Prefeitura de Capivari, que aconteceu no último sábado. Pessoas que fizeram a prova em uma das escolas disseram que os fiscais liberavam mais de uma pessoa para ir ao banheiro. E em alguns casos, não houve acompanhamento por parte da fiscalização. Assim, no banheiro alguns aproveitavam para conferir os resultados e passar cola.