quinta-feira, 30 de julho de 2009

Campaci sugere que vereador é demagogo. Vitor responde que prefeito se apoia em valores ditatoriais

Transparência Notícias: O vereador Vitor do PTB também afirmou que a avaliação do terreno para casas populares não foi satisfatória porque não considerou a localização do terreno e porque não foi registrada a área de proteção permanente. Como o senhor vê esse posicionamento do vereador?

Luis Campaci: É uma surpresa, para mim, o comportamento do vereador Vitor Ricomini, o Vitão. Até por razões afetivas que tenho por ele, e por sua família, prefiro não entrar em detalhes, mas posso afirmar que Vitão está surpreendendo-me negativamente pelas dificuldades que tem criado. Ao mesmo tempo em que ele disse nesta última sessão da câmara que ?demagógicos poderão dizer que ele é contra o Saae e contra a construção de casas populares?, também, com todo o direito, a população poderá dizer que o vereador Vitor Ricomini, é um demagogo, pois ele afirma ser a favor do Saae, mas vota contra a cobrança de tarifas justas pela prestação dos serviços pelo Saae; ao mesmo tempo em que Vitão, afirma que não é contra construir casas populares, ele, coloca todas as dificuldades possíveis para que a prefeitura construa casas populares; primeiro, exigindo laudo de especialistas, depois desprezando o laudo do especialista, enfim, Vitão, deixa-nos uma dúvida: o que é ser demagogo? Mas enfim, ele tem o direito e o poder em votar como bem entender.

A resposta de Vitor Riccomini (PTB)

ESCLARECIMENTO AO POVO DE CAPIVARI


O recente pronunciamento do Prefeito Luis Campaci sobre a votação de dois projetos de lei : o aumento no valor da água e a compra de terreno para construção de casas populares, causaram-me grande estranheza o fato do mesmo estar apoiado em valores unicamente ditatoriais e pessoais, pois, não aceita a pluralidade de opiniões e se valendo de termos como “demagogia” e “atravancador de desenvolvimento sócio-econômico do município”, para se referir a posições contrárias aos projetos, além de imaginar uma virtual e antecipada campanha eleitoral por parte de um membro do Legislativo.

PRINCIPAL FINALIDADE DO LEGISLATIVO :
Fiscalizar os atos do executivo e não ser apenas um objeto de subserviência que deve se manifestar apenas para apoiar o alcaide .
Seria por acaso o senhor Prefeito contra os servidores públicos quando não concedeu a defasagem salarial de mais ou menos 37 % proposto pelo Sindicato da categoria ? Seria por acaso o senhor Prefeito contra a população de baixa renda que necessita de atendimento médico gratuito quando relutou em conceder aumento no repasse de verba para a Santa Casa ? Reflitamos sobre esses temas .

REPASSE FINANCEIRO PARA A SANTA CASA
O Prefeito Luis Campaci colocou o seu ponto de vista de como deve ser feito o repasse financeiro para a Santa Casa, e em momento algum faltei com o respeito perante o posicionamento do nobre alcaide . Compreendo-o e estarei aguardando para que as decisões por ele adotadas sejam realmente benéficas à população, caso contrário estarei SIM exercendo meu dever e direito de fazer uso da tribuna da Câmara para expor meu posicionamento.

PAGAMENTO DE DEFASAGEM AOS SERVIDORES PÚBLICOS
Com referência ao funcionalismo, quando foi proposto pelo Sindicato dos Servidores Públicos o pagamento da defasagem que estaria em torno de 37%, sugerimos para que esse pagamento fosse de uma maneira parcelada sem causar transtornos financeiros aos cofres municipais, uma vez que sabemos das demais obrigações mensais da Administração . Entretanto, nossa atitude não foi agressiva nem tão pouco demagógica, pois entendemos que as opiniões e atitudes devem ser respeitadas, afinal vivemos ou não em uma cidade democrática ?

SAAE
Para o SAAE, entendo que existem medidas que podem e devem ser adotadas, as quais ponderamos em tribuna na Câmara, ou seja :

1) que se realize o corte de fornecimento de água para quem ficar em débito por um determinado período, assim como faz a CPFL e os serviços de telefonia ;
2) que estabelecimentos empresariais que possuam poços semi-artesianos passem a ter hidrômetros visando pagar o esgoto produzido ;
3) criar a tarifa social para quem ganha até três salários mínimos possibilitando assim um valor mais justo no m³ de água para os que detém uma renda familiar pequena ;
4) que seja fracionada a defasagem do SAAE de 31,7 % da mesma forma que será fracionado os 37 % da defasagem salarial dos funcionários públicos ;

Essas e outras medidas certamente melhorariam em muito a questão financeira da autarquia .

AQUISIÇÃO DE TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES
Quanto ao terreno, realmente solicitei um laudo de avaliação, conforme o que determina a lei. Esse laudo chegou no dia 21/07 e analisando-o surgiram algumas dúvidas : percentual de área a ser edificada e o fator de localização do referido imóvel . Essas dúvidas poderiam perfeitamente serem esclarecidas em uma ou duas semanas, e aí sim, votar com 100 % de certeza o projeto ora discutido, não cabendo portanto a afirmação do nobre alcaide que diz: “ ... felizmente, não irão impedir a atual administração de oferecer casas populares, a quem tanto precisa.”. Ora, ninguém quer impedir a construção das casas populares, quem assim pensa não se recorda de que votamos favorável a compra do terreno denominado Santa Teresa D’Avilla pelo ex-prefeito, com a finalidade da época, de construir casas para a população, o assunto discutido na Câmara não se tratava de quem é CONTRA ou quem é a FAVOR de casas populares, mas sim, a aquisição de um terreno, sendo portanto, pura infelicidade dizer que estou tentando impedir a construção de casas populares .
E ainda cabe-me lembrá-lo que foi gritado aos quatro cantos da cidade, durante a campanha eleitoral que seria dado preferência aos profissionais da cidade de Capivari quando fosse necessária a contratação de serviços, e o povo lembra muito bem disso, no entanto, o profissional contratado para a realização do laudo do terreno é de INDAIATUBA e custou R$ 11.000,00 ao erário .

COLOCAÇÃO INFELIZ
Pois bem, quando o Prefeito Campaci afirma que todos os vereadores têm o direito de ser Prefeito, quero refrescar a memória do nobre alcaide e dizer que as minhas atitudes como legislador nunca foram tendenciosas e visando um planejamento político particular . Quando fiz críticas ao governo anterior, algumas pessoas poderiam também pensar que eram feitas como forma de promoção pessoal visando o cargo de Prefeito de Capivari . Aí eu pergunto: fui candidato a PREFEITO ? A resposta é : NÃO ! Cumpri apenas as funções delegadas a um vereador, e com muita honra o POVO fez com que eu pudesse dar seqüência ao meu trabalho no Poder Legislativo. Diante de tal fato, destaco a minha indignação quanto às palavras e atitudes do alcaide, ao insinuar que estou votando contra alguns projetos por querer o cargo de Prefeito . Ao que me parece, o vereador que não votar de acordo com a vontade do Excelentíssimo Prefeito, ou, que questioná-lo sobre qualquer assunto, que é nossa função, tende a ser massacrado pelo mesmo .

Para encerrar Sr. Prefeito, gostaria de lembrá-lo de duas coisas :
- primeira : que a acusação de “ demagogo” que fez contra mim, é GRAVE, basta citar a definição dada pelo Dicionário Básico da Língua Portuguesa : “DEMAGOGO : Político inescrupuloso e hábil que se vale das paixões populares para fins ilícitos”.
- segunda : frase do general mexicano Álvaro Obregon: “Não tenha medo dos que o criticam . Tenha medo dos que o bajulam”.

Finalizando, efetuo tal esclarecimento ao povo capivariano, pois, a ele devo minhas explicações e reafirmo : “ Estarei sempre votando em defesa da boa aplicação do dinheiro público e da justiça social, pois assim, manda minha formação, minha dignidade e minha honra ” .

Vitor Hugo Riccomini
Vereador do PTB