quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Vigilância Sanitária Estadual vai fiscalizar postos de combustíveis

Ilustração
A Secretaria de Estado da Saúde vai promover inspeções rotineiras em postos de combustíveis a partir deste ano. O objetivo é avaliar a situação desses estabelecimentos e evitar a exposição de frentistas, usuários e moradores do entorno a agentes nocivos à saúde, como o benzeno e outras substâncias químicas. A fiscalização também identificará situações que possam representar riscos de incêndio ou explosões. "É um trabalho de extrema importância para proteger a saúde tanto dos funcionários dos postos de gasolina quanto da população, garantindo as condições de segurança e evitando a exposição dessas pessoas a agentes nocivos", afirma Simone Alves dos Santos, diretora da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária.


Os locais que apresentarem irregularidades poderão ser autuados com base no Código Sanitário e receber advertência, multas ou interdições, conforme a gravidade do caso. Inicialmente foram definidas as regiões do Grande ABC, Baixada Santista e Campinas para a implantação das ações, em fase de projeto-piloto. A proposta é estender o trabalho para todos os municípios paulistas até 2010, incluindo a capital. O plano prevê a capacitação dos profissionais de Vigilância Sanitária, estaduais e municipais, e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, e a organização de modelos locais de intervenção junto aos postos de combustíveis, criando referências para estender a ação para todo o Estado.


Os trabalhos de inspeção irão contemplar diversos aspectos, desde a estrutura física do posto (condições do piso, coberturas e canaletas, por exemplo), manipulação das substâncias como solventes, óleos lubrificantes e detergentes, procedimentos para conter vazamentos, destinação dos resíduos, procedimentos para descarregar a gasolina e formas de medição do nível dos tanques.Também deverão ser avaliadas a situação das bombas, instalações elétricas, sinalização de segurança, disposição dos extintores, uniformes dos funcionários e se os trabalhadores estão capacitados para manipular substâncias químicas.
AI Governo do Estado de SP

Fatecs abrem inscrições para desconto na taxa do vestibular

Pedidos deverão ser feitos até as 15 h de 11 de setembro

A partir desta quinta-feira, 27, os estudantes poderão solicitar isenção e redução de 50% na taxa de inscrição para o vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado para o 1º semestre de 2010. Serão oferecidas 6.000 mil isenções. Os candidatos poderão pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos determinados para esta finalidade. Neste caso, devem efetuar duas inscrições. O pedido deverá ser feito até as 15 horas do dia 11 de setembro.
Os interessados deverão preencher o formulário específico que estará disponibilizado no site www.vestibularfatec.com.br. Após o preenchimento deste formulário, é preciso guardar o número do protocolo.De 8 a 11 de setembro, das 13 às 19 horas (somente nos dias úteis), o candidato deverá entregar os documentos comprobatórios em um envelope lacrado, na secretaria da Fatec em que se inscreveu para concorrer ao benefício.
No momento da entrega do envelope, o candidato deverá preencher, assinar e entregar o requerimento de solicitação de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec. A resposta à solicitação será divulgada no dia 7 de outubro, somente pela internet.Requisitos para isençãoO candidato precisa ter concluído, ou estar concluindo, até 2009, o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos - EJA (supletivo) em escola pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal máxima de R$ 465,00 (por pessoa). Se o candidato for independente, a sua renda bruta máxima deverá ser nesse mesmo valor. O candidato deve também residir no Estado de São Paulo.
Documentos necessários- cópia simples do histórico escolar ou de declaração escolar da instituição de ensino, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública. Em caso de ter cursado o Ensino Médio, parcial ou integralmente, em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação.- Cópia simples do comprovante de rendimento de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal que residam no mesmo endereço do candidato. Os trabalhadores do comércio informal devem fazer uma declaração por escrito especificando seu rendimento mensal, com assinatura de duas testemunhas que não sejam parentes do candidato.
O candidato que estiver desempregado deve declarar por escrito essa condição, conforme modelo disponível no site, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.- Cópia simples de comprovante de residência recente ou declaração por escrito da condição de moradia.

Do Centro Paula Souza

Vereadores participam de solenidade do dia do soldado em Capivari

O sargento do TG 02.011, Marco Aurélio Cabral Soares e o presidente da Câmara

Vereadores capivarianos estiveram presentes à solenidade em comemoração ao dia do soldado, realizado pelo Tiro de Guerra da cidade, na Praça Central, na manhã da última terça-feira, 25.



O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída para celebrar Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.



Com pouco mais de 20 anos, Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias – que já era capitão, lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. Além dos parlamentares, demais autoridades do município acompanharam o evento. O Tiro de Guerra entregou certificado de apoio à entidade para o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Abdala Proença (PPS).

Valdir conhece funcionamento do Banco do Povo


O vereador Valdir Antonio Vitorino (PDT), o Valdir da Farmácia, conheceu durante a última semana a rotina do Banco do Povo Paulista de Capivari. O parlamentar faz uma série de visitas aos setores públicos colocando-se, inclusive, à disposição das autoridades para buscar investimentos ao município perante os governos federal e estadual.


Valdir identificou que o Banco do Povo exerce um papel fundamental no fomento das micro e pequenos empreendedores da cidade. “Verifiquei que a entidade faz um trabalho sério e que gera resultados positivos para várias famílias que pretendem iniciar ou manter um negócio próprio”, comentou. O Banco do Povo Paulista é executado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com as prefeituras, com o objetivo de promover geração de emprego e renda, por meio da concessão de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos negócios, sejam eles formais ou informais.


De acordo com a agente de crédito da entidade, Maria de Lourdes Domingues Abel, o objetivo da entidade é democratizar o acesso ao crédito de pequenos empreendedores que objetivam produzir e crescer, apoiando suas habilidades e experiências de produção e serviços; aumentar a renda familiar; estimular o empreendedorismo e a criação de novos postos de trabalho, além de oferecer oportunidades reais de melhoria no trabalho e na renda, consequentemente, trazendo mais desenvolvimento ao município. “Quero ressaltar o trabalho que a Maria de Lourdes faz no auxílio às pessoas que procuram por oportunidades de renda. Todos que passam por ela são orientados de forma transparente sobre cada passo a ser dado até o recebimento do crédito”, finalizou o vereador do PDT.

Atiradores e economista são homenageados na Câmara de Capivari


Um rápida solenidade foi realizada para comemorar o dia do soldado e do economista, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Capivari, ocorrida no dia 24. Os atiradores do Tiro de Guerra da cidade compareceram ao evento e o soldado Henrique Anacretto Pereira, destaque da corporação, foi o escolhido para receber o certificado.


O economista Adalberto Aparecido Abel também foi agraciado na cerimônia. O dia do soldado foi comemorado na última terça-feira, dia 25. Já a data em que se comemora a profissão de economista é o 13 de agosto.
AI Câmara Municipal de Capivari