segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Produção industrial cresce 2,2%, segundo IBGE

Em relação a junho, 23 dos 27 ramos pesquisados registram crescimento

Com o avanço de 2,2%, observado no total da indústria entre junho e julho, o patamar de produção do setor ficou 10,6% abaixo do nível recorde atingido em setembro de 2008. Esse aumento no ritmo de atividade, em julho, foi disseminado entre os setores industriais, atingindo 23 dos 27 ramos pesquisados. O desempenho de maior importância para o resultado global veio de máquinas e equipamentos (8,9%), que após forte ajuste na produção, no final do ano passado, acumulou ganho de 11,6% entre abril e julho.
Também merece destaque o avanço de 4,5% na metalurgia básica, que mostra crescimento por quatro meses consecutivos, influenciado, neste mês, pelo retorno a operação de alguns alto fornos, seguido por alimentos (1,9%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (12,1%), borracha e plástico (5,6%), minerais não metálicos (3,6%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (4,5%). Por outro lado, as principais influências negativas vieram de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-6,3%) e refino de petróleo e produção de álcool (-1,1%). A atividade de veículos automotores, após acumular um ganho de 69,2% de janeiro a junho, fica praticamente estável em julho (0,1%).

Entre as categorias de uso, ainda na comparação mês/mês anterior, o setor de bens de consumo duráveis (4,6%) sustentou o maior ritmo de crescimento, na passagem de junho para julho, seguido por bens intermediários (2,0%) com ritmo próximo ao do total da indústria (2,2%), enquanto bens de capital (1,4%) e bens de consumo semi e não duráveis (1,0%) cresceram abaixo da média.

O comportamento positivo da atividade industrial, em julho, confirmou a trajetória ascendente do índice de média móvel trimestral nos últimos cinco meses. Na indústria geral, o acréscimo observado neste indicador, entre junho e julho, foi de 1,3%, acelerando o ritmo frente ao mês anterior (1,0%), com bens de consumo duráveis exibindo o maior incremento (3,6%), vindo a seguir, bens de capital (1,5%) e bens intermediários (1,4%). O setor de bens de consumo semi e não duráveis registrou a segunda taxa negativa consecutiva (-0,2%).

Na comparação com julho de 2008, 23 dos 27 setores reduzem a produção
Em relação a julho de 2008, o setor industrial recuou 9,9%, com perfil generalizado de queda, atingindo 23 das 27 atividades investigadas.
A principal contribuição negativa veio de veículos automotores (-21,5%), seguido por máquinas e equipamentos (-20,2%), metalurgia básica (-19,2%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-28,1%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-25,4%), produtos de metal (-20,0%) e indústrias extrativas (-10,1%). Entre esses ramos, os itens de destaques foram: automóveis e caminhão-trator; rolamento de esferas para equipamentos industrial e aparelhos elevadores e transportadores; ferronióbio e lingotes, blocos, tarugos ou placas de aço; telefones celulares e aparelhos de comutação para telefonia; transformadores; estruturas de ferro e aço e telas metálicas; e minérios de ferro. Por outro lado, o impacto positivo mais relevante veio da indústria farmacêutica (8,6%).

(fonte:IBGE)

USP é a 38ª melhor do mundo

A Universidade de São Paulo ficou em 38º lugar na classificação do Webometrics, que listou as melhores universidade do mundo. Em rimeiro lugar está Massachusetts Institute of Technology (EUA), em segundo Harvard University (EUA) e em terceiro Stanford University (EUA).

As instituições que ocupam os primeiros 21 lugares são dos Estados Unidos. A USP é a primeira se levar em conta a América Latina. Estão listadas 6.000 universidades.

O Webometrics Ranking of World Universities é uma iniciativa do laboratório Cybermetrics e um trabalho realizado por um grupo de pesqusiadores do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), da Espanha.

Jovem se finge de morta é jogada no rio Capivari e sobrevive

Uma garota de 15 anos, de Indaiatuba, a 98 km de São Paulo, se livrou de ser assassinada pelo ex-namorado ao se fingir de morta na noite de sábado (29). Ela foi jogada no Rio Capivari, em Monte Mor, a 117 km da capital paulista.
O ex-namorado, um rapaz de 18 anos, foi preso junto com seu tio, de 33 anos, por suspeita de tentar matar a menina. Segundo a Polícia Militar, os dois acusados obrigaram a garota a entrar no carro em Indaiatuba e seguiram em direção a Monte Mor. No caminho, a menina foi agredida pelo ex-namorado, que a enforcou. De acordo com o registro na polícia, a garota fingiu perder os sentidos, e os dois suspeitos acreditaram que ela tinha morrido.
A jovem foi jogada da ponte sobre o Rio Capivari a uma altura de cerca de 15 metros. Ela conseguiu nadar e pedir ajuda a um morador, que chamou a polícia. Os dois suspeitos foram presos na casa onde moram, no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba. O caso foi registrado na delegacia de Indaiatuba.

do G1

Lula amplia sua comunicação

O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) lançou hoje por meio da Secretaria de Comunicação o Blog do Planalto. Essa é mais uma ferramenta de comunicação do presidente.

Em 7 de julho ele assinou a primeira coluna "O presidente Responde", que é publicada todas as terças-feiras em 94 jornais do país.

O blog tem uma linguagem informal e, segundo a Secom, tem o objetivo de aproximar Lula dos internautas. Contudo, a Secretaria inicialmente vetou a possibilidade de os visitantes deixarem comentários. É possível, apeans enviar críticas e sugestões.

Para ver o Blog do Planalto, basta acessar: blog.planalto.gov.br

Indicador de Filmes

Esta semana vamos avançar nos filmes nacionais. Confiram dois grandes títulos que contam com a participação de Lázaro Ramos. Em “Madame Satã” ele é o protagonista, em “Quanto vale ou é pó quilo”, faz uma participação especial. Essas peças nos mostram a versatilidade e a presença do ator em dois temas bem polêmicos.


Quanto vale ou é por quilo? (Sérgio Bianchi, 2005)
O filme é uma adaptação livre de um conto de Machado de Assis que faz um paralelo entre o período de venda de escravos e os tempos atuais. Assim ele mostra as contradições de um país que convive com crise de valores.

Do século XVIII, então, traz a escravidão explícita e de hoje a exclusão social e seu sinônimo velado. Como em um verdadeiro mercado, o conhecido Terceiro Setor ocupado por empresas, que recebem o nome de ONG procura preencher os vazios deixados pelo Estado. Desta forma transformam pautas sociais em verdadeiros negócios. A sinopse do longa destaca: “Como em todo ramo empresarial, há corrupção. Neste, o dinheiro é público e o produto é gente”.
No elenco estão Caco Ciocler, Hérson Cappri, Umberto Magnani, Joana Fomm, Lázaro Ramos, Antônio Abujamra, entre outros.

Um filme provocante que é extremamente atual e merece ser visto com muita atenção. E para provocar ainda mais, o título traz alguns lemas para reflexão como: “mais valem pobres na mão que roubando”. Não dá para perder o longa que tem 110 minutos.


Madame Satã (Karim Aïnouz, 2002)
Um dos personagens mais polêmicos da Lapa (RJ) nos anos 30, foi certamente, Madame Satã. O nome adotado por João Fracisco (interpretado por Lázaro Ramos) veio de um filme que viu e gostou muito: Madame Satan (1932), dirigido por Cecil B. deMille.

Em 1932, João, um artista transformista que tinha o sonho de se tornar um grande astro dos palcos está preso. Com sua liberdade passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), que era sua esposa e prostituta. O filme foi todo gravado em locações na Lapa e em locais próximos e neste ambiente nasce Madame Satã para o mundo. O longa de 105 minutos tem uma interpretação marcante e completa de Lázaro Ramos e traz cenas impactantes. Definitivamente não é um filme para crianças. A recriação do universo onde viveu o personagem principal é muito inteligente e consegue transportar o público para o mundo onde tudo realmente ocorreu.

Madame Satã ganhou cinco prêmio no Grande Prêmio Cinema Brasil e tem ainda, participação de Renata Sorrah, como Vitória dos Anjos. Por ser polêmico, ele tem recebido de críticas ácidas a grandes elogios. Contudo, para formar opinião é preciso assistir, mas sem preconceitos.

Rio das Pedras é a melhor em desenvolvimento municipal na microrregião

Cidade é a nº 119 do país; Capivari 228, Elias Fausto 293, Rafard 513 e Mombuca caiu para 1.075

A Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) divulgou no último final de semana o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) relativo aos dados de 2006. Rio das Pedras aparece em primeiro entre as cidades da microrregião. No Brasil, ela ocupa a posição nº 119 e no Estado, 98.

O município também apresentou o melhor desempenho na evolução de 2005 (divulgado em 2008) para 2006, saltou da 322ª posição nacional para a 119ª, ou seja, uma evolução de 203 posições. No estadual saiu da colocação 209 para 98, com IFDM avaliado em 0,8330. Conforme a metodologia dos estudos, o índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o nível de desenvolvimento.

Assim, foi estipulado que entre 0 e 0,4 o desenvolvimento é considerado de baixo estágio; entre 0,4 e 0,6, regular; 0,6 e 0,8, moderado e entre 0,8 e 1,0, alto desenvolvimento. A defasagem de três anos entre a coleta de dados e sua divulgação se dá pelo fato de serem utilizadas estatísticas oficiais. Desta forma, só em 2009 foi possível reunir todos os dados dos Ministérios da Educação, Saúde e do Trabalho para a análise. Além do índice geral são avaliadas separadamente as áreas de Saúde, Educação e Emprego e Renda, as principais na pesquisa sobre desenvolvimento humano.

Logo depois de Rio das Pedras, vem Capivari no lugar 228. Em 2008, ela estava na posição 252, um avanço de 24 lugares. Elias Fausto passou da faixa 430 para 293 e Rafard de 588 para 513. Mombuca foi a única que piorou: caiu da colocação 462 para 1075 este ano, uma queda de 613 lugares.

“Na análise geral, Rafard apresenta IFDM de 0,7507. A cidade subiu 22 posições na classificação estadual e 75 na classificação nacional. O desempenho em Educação, Geração de Emprego e Saúde teve uma acentuada melhora. Estamos no critério de análise na categoria moderado e esperamos para o próximo ano um desenvolvimento maior”, comentou o prefeito de Rafard, Márcio Minamioka.
Na classificação Nacional, o primerio lugar foi ocupado por São Caetano do Sul.

Escritor de Capivari faz palestra sobre Tarsila do Amaral em Goiás

Jehoval e Adriana, em Mineiros (GO), durante sessão de autógrafos

Autor de “Tarsila Eterna” participou de evento cultural que lembrou a pintora modernista em faculdade

O pesquisador, escritor e jornalista, Jehoval Júnior, nascido em Miracatu (SP), mas morador de Capivari desde 1999 é um apaixonado por Tarsila do Amaral. Sobre a artista já escreveu “Tarsila em Revista” (2002) e o mais recente “Tarsila Eterna” (2008).

Adriana Rezende Carvalho Montoni, é pedagoga, arte educadora e artista visual, estudante da Faculdades Integradas de Mineiros (Fimes), em Mineiros (GO) – cidade com cerca de 70 mil habitantes - e há dois anos pesquisava sobre Tarsila do Amaral.

Ela em Goiás, ele no interior de São Paulo encontraram-se pela internet. Adriana realizou incansáveis buscas na rede mundial de computadores, onde conheceu Jehoval que diante de tanta informação que tinha para passar tornou-se presidente da banca examinadora e orientador do trabalho de conclusão que vai virar livro: Rumos e Rimas com Tarsila do Amaral na Arte Educação. A união de dois apaixonados por uma figura tão interessante resultou na aprovação do projeto. A nota 10 foi oferecida com louvor. A defesa aconteceu no dia 22 no auditório da Fimes, a partir das 15h.

Contudo, ainda no dia 21 (sexta-feira), a partir das 19h foi realizado um evento cultural que apresentou trabalhos de estudantes com músicas e danças. Tudo para homenagear Tarsila e recepcionar o escritor. “O objetivo desta palestra em nossa cidade foi interagir este universo do livro, com a comunidade mineirense”, explicou Adriana, que esteve em Capivari na fazenda São Bernardo em Rafard, em fevereiro deste ano para conhecer a cidade e fazer sua pesquisa de campo.

Todas as apresentações foram fruto do projeto “Tarsila Eterna” que foi desenvolvido no Colégio Estadual “Professora Alice Pereira Alves”, com suas 29 turmas entre o Ensino Fundamental II fase e Ensino Médio e estudantes da Fimes, que surgiu a partir do trabalho da pesquisadora. Ela trabalhou as quatro linguagens da arte: a música, a dança, o teatro e as artes visuais. Além disso, foi exposto material sobre Capivari e a pintora reconhecida mundialmente.

“Fui muito bem recebido tanto pela direção da Fimes como pelos professores universitários pela prefeita e autoridades locais. Apresentei Tarsila e Capivari, o local de nascimento dela na rua Fernando de Barros. Mostrei slides da cidade hoje e antigamente, a Igreja Matriz onde ela foi batizada e cópia de documentos como o de batistério, por exemplo. Também falei sobre a Importância de Tarsila na arte educação”, contou Jehoval.

Em seguida aconteceu a sessão de autógrafos, onde os livros “Tarsila Eterna” foram vendidos e o escritor pôde conversar com estudantes, professores e com a imprensa local. O auditório esteve lotado com a participação de cerca de 300 pessoas. “O evento marcou um acontecimento de grande importância para a cultura de Mineiros (GO). A cidade não será mais a mesma depois desse encontro de tamanha cultura”, destacou Adriana.

Para Jehoval, essa foi uma grande oportunidade de divulgar o município e Tarsila do Amaral. “Todo o trabalho que faço aqui em Capivari é para divulgar a cidade e Tarsila, a memória dela. Mineiros tem um povo com uma mente muito desenvolvida. Lá em Goiás estão valorizando Tarsila. Tão distante e valorizam a nossa cidade e Tarsila do Amaral. Esperamos que aqui em Capivari faça-se o mesmo e que deem valor às pessoas que lutam pela cultura local. Lá todos os alunos conheciam os detalhes da vida de Tarsila”, comentou.