segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Entrelinhas

por Daniela Rocha
Parabéns radialistas!!!
Dia 25, foi comemorado o Dia do Rádio e os empresários do ramo, em Capivari, foram homenageados na última segunda-feira (21) pela Câmara de Vereadores. Aproveitamos para deixar nossos parabéns a estes profissionais da imprensa que enriquecem o dia a dia da população, seja com informações, seja com entretenimento.

Até o Natal
Ao fazer uso da tribuna na última sessão (21), o vereador Valdir Vitorino (PDT) afirmou que em média 40 lâmpadas encontram-se queimadas na avenida Pio XXII. Apesar da escuridão, o legislador afirma que o gasto de energia continua, uma vez que todas as lâmpadas são ligadas juntas. Segundo ele, a reclamação é antiga, sendo que foi informado pela Secretaria de Obras que uma empresa já foi contratada para resolver o problema. Vitorino declarou que espera ver a melhoria até o Natal, junto com o Papai Noel?

Alavanque de Capivari
No início do mês que vem, a cidade sediará a Virada Esportiva, evento estadual que promoverá 24h de atividades esportivas dentro do município. Segundo o vereador Vitor Riccomini (PTB) a vinda do evento para cidade é muito positiva, uma vez que todos os materiais utilizados, como bolas e uniformes, permanecerão na cidade após o término das atividades. O presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Proença (PPS) endossou o ponto de vista de Riccomini e afirmou que 120 profissionais participação do evento.

Passe de mágica
Segundo os moradores dos bairros Nova Aparecida e Vila Fátima, durante toda a semana passada não existia água nas torneiras. Visitas de funcionários do Saae foram feitas ao local, sendo que o argumento era que o consumo da região é muito alto, como também o reservatório estava desabastecido. O interessante é que logo após a reunião dos moradores com o prefeito e vice-prefeito, o desabastecimento foi solucionado. No reservatório tinha água e o consumo excessivo da população não impossibilitou o oferecimento.

Fiscalização neles
Na última sessão, o vereador pemedebista, Mateus Scarso, esclareceu que o entulho depositado em todas as partes da cidade, é resultado de falta de fiscalização da prefeitura que não coloca em prática o código de postura do município que proíbe o depósito nas ruas. “O morador limpou o terreno dele e jogou o mato na rua”, explanou o legislador que julga urgência a aplicação fiscalizatória a fim de que os moradores tomem ciência da ilegalidade.

Fiscalização neles 2
Vitorino concordou com Scarso e arranjou uma solução para o problema: “A partir do momento que o caminhão [de recolhimento] tiver um talão da mão, pronto. Quem jogou o entulho? Foi você? Passa o valor [da multa] para o morador que ele pára de jogar”, defendeu.

Vamos fiscalizar todo o trâmite
Aproveitando o ensejo, o vereador Edson Bombonatti (PDT) sugeriu a fiscalização do local onde é depositado o entulho e as podas de árvores, sob a justificativa de que muitas pessoas reclamam quanto o material é depositado próximo a nascente Ênio Pires.

Mais informações aos munícipes
O líder de governo, vereador Nelson Soares (PR), sugeriu, na última sessão de Capivari (21), que a autarquia do Saae emita as contas de água apresentando a conta negativa da instituição, a fim de que os capivarianos tenham maior clareza das finanças da autarquia. Muito bem Soares. Isso sim é transparência!

Vamos conscientizar
O vereador do PMDB, Jorge Elias, comentou em tribuna um dos grandes problemas da cidade: o desperdício de água. Não é difícil de encontrar moradores que lavam calçadas, e até mesmo ruas em Capivari. Pensando nisso, Elias verbalizou a importância da conscientização da população, uma vez que esse bem natural é finito.

Estamos aqui para isso
Conversando com o legislador, ele comentou que fará uma indicação para que uma campanha seja elaborada para esclarecer a população sobre o consumo consciente da água. Ótima ideia vereador e estamos à disposição para propagar essa campanha. Inclusive seria muito interessante uma parceria entre o Saae e o jornal A Gazeta, voltada para o esclarecimento do povo, uma vez que o veículo de comunicação tem como principal vertente a conscientização. Da nossa parte cedemos o espaço sem custo, já que se trata de um serviço de utilidade pública.

Para que serve uma Secretaria de Comunicação?
Ninguém tem obrigação de saber qual a finalidade de uma assessoria de imprensa, salvo os profissionais que trabalham nela. Estes já devem ter aprendido que a produção de releases não é o bastante, sendo que uma Secretaria de Comunicação, de uma prefeitura, tem como uma de suas responsabilidades providenciar as informações solicitadas pela imprensa, no que circunda o poder executivo. Certo?!

O que acontece?
Entretanto, isso não acontece em Rio das Pedras. Quando encontra-se alguém na assessoria já é uma grande coisa. Os releases [matérias produzidas pela assessoria] até que aparecem, mas daquele jeito: ponto final no título, informações incompletas, e daí para mais... Agora se você precisa de alguma informação além da contida no release, aí você tem que ligar para a secretaria responsável, porque a Secretaria de Comunicação que deveria fazer isso, não o faz. Olha, é um problema... grave, diga-se de passagem. Ah! Mas é uma profissão que não precisa de diploma né?! Qualquer um faz, qualquer um entende... que decadência!!!
Ainda assim fica a dica: procurem no dicionário a definição de assessoria. Isso pode ajudar...

Câmaras da região podem ter aumento no número de vereadores



A emenda já foi sancionada pelo Congresso e retroatividade às eleições de 2008 divide opiniões dos que foram empossados.




O plenário do Congresso Nacional promulgou na quarta-feira (23) a emenda constitucional derivada das PECs (Propostas de Emenda Constitucional) 336/09 e 379/09. Elas haviam sido aprovadas em segundo turno, na noite de terça-feira (22) na Câmara. O texto é resultado de acordo entre o Senado e a Câmara.

Ele permite a ampliação de 52 mil para cerca de 59 mil o número de vereadores do país. Contudo, os percentuais máximos de repasse das prefeituras às câmaras municipais foram reduzidos. A questão mais polêmica é a validade retroativa para as eleições de 2008. Enquanto isso, a redução dos repasses valerá somente a partir de 2010.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) informou que vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para evitar a posse dos suplentes. Os ministros do STF Carlos Britto e Gilmar Mendes, também já se pronunciaram contrários à retroatividade.

A emenda cria também 24 faixas para regulamentar o número de vereadores por município. O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) defendeu a PEC dizendo que a Câmara é quem define as regras eleitorais “e não o TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”.

Nas cidades onde circula A Gazeta, apenas Mombuca e Rafard não são afetadas pela mudança. Em Capivari e Rio das Pedras a quantidade de legisladores deve passar dos atuais nove para 13 e em Elias Fausto, chega a 11.

O presidente do Legislativo capivariano, Rodrigo Proença (PPS) disse que só tomará providências quanto à convocação de suplentes se houver manifestação da Justiça Eleitoral do município. “Só poderei tomar alguma medida caso haja a comunicação por parte da Justiça Eleitoral. Se houver a diplomação, convoco em seguida”, explicou Proença.

Enquanto isso, o presidente da Câmara de Rio das Pedras, Elizeu Damasceno Góis (PSB), acredita a PEC corrige uma distorção na Lei Orgânica do Município, de 1990, que fixa em 13 o número ideal de vereadores para a cidade. Ele defendeu que o maior número de parlamentares garante mais representatividade e pluralidade maio no debate. Sobre a redução do percentual de repasse, Góis não vê problemas. “A legislação estabelece o repasse de até 8% do Orçamento municipal ao Legislativo e, atualmente, a Câmara local recebe 6%. Este ano já devolvemos R$ 300 mil aos cofres públicos e há perspectiva de devolver ainda mais. Significa que conseguimos suportar o aumento”, defendeu.

Lázaro Luiz Carlos Barranco (PTB), presidente da Câmara de Elias Fausto foi procurado pela reportagem, mas disse que preferia não se pronunciar.


Número de vereadores
Confira as faixas com o número máximo de vereadores conforme o número de habitantes:

1. Até 15 mil habitantes: 9;

2. mais de 15 mil e até 30 mil habitantes: 11;

3. mais de 30 mil e até 50 mil habitantes: 13;

4. mais de 50 mil e até 80 mil habitantes: 15;

5. mais de 80 mil e até 120 mil habitantes: 17;

6. mais de 120 mil e até 160 mil habitantes: 19;

7. mais de 160 mil e até 300 mil habitantes: 21;

8. mais de 300 mil e até 450 mil habitantes: 23;

9. mais de 450 mil e até 600 mil habitantes: 25;

10. mais de 600 mil e até 750 mil habitantes: 27;

11. mais de 750 mil e até 900 mil habitantes: 29;

12. mais de 900 mil e até 1,05 milhão de habitantes: 31;

13. mais de 1,05 milhão e até 1,2 milhão de habitantes: 33;

14. mais de 1,2 milhão e até 1,35 milhão de habitantes: 35;

15. mais de 1,35 milhão e até 1,5 milhão de habitantes: 37;

16. mais de 1,5 milhão e até 1,8 milhão de habitantes: 39;

17. mais de 1,8 milhão e até 2,4 milhões de habitantes: 41;

18. mais de 2,4 milhões e até 3 milhões de habitantes: 43;

19. mais de 3 milhões e até 4 milhões de habitantes: 45;

20. mais de 4 milhões e até 5 milhões de habitantes: 47;

21 mais de 5 milhões e até 6 milhões de habitantes: 49;

22. mais de 6 milhões e até 7 milhões de habitantes: 51;

23. mais de 7 milhões e até 8 milhões de habitantes: 53; e

24. mais de 8 milhões de habitantes: 55

Vereadores apresentam cinco indicações e aprovam um Projeto de Lei

Na sessão de Câmara de Capivari, na segunda-feira (21), os legisladores apresentaram cinco indicações ao Executivo. Valdir Vitorino (PDT) solicitou estudos para a cobertura da quadra esportiva da Escola Municipal “José Benedito Pinto Antunes”, a escola do Centro. Também pediu que a limpeza do Posto de Saúde Central seja realizada em horário que não atrapalhe o atendimento ao público.

Gilceane Orosco Malto (DEM), indicou melhorias no escoamento de águas pluviais da Escola do Centro e Mateus Scarso (PMDB) pediu aquisição de aparelhos de fonoaudiologia para sucção de cera de ouvido.

O único PL (Projeto de Lei) aprovado foi o 035/09 de autoria de Arnaldo Annicchino Nacarato (PMDB). Ele obriga estabelecimentos comerciais e industriais a informar no cardápio o número do telefone do Procon.

O projeto teve uma emenda aprovada que alterou o artigo primeiro, que trazia a descrição de sua abrangência. A redação proposta pela Comissão de Justiça e Redação passou a ser a seguinte: “ficam, por esta lei, obrigados os estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços e congêneres a constar em local de fácil acesso para o consumidor, o número do telefone do Procon do município”.

Servidores
Jorge José Elias (PDMB) solicitou ao Executivo por meio de requerimento aprovado, informações sobre o número de servidores municipais concursados e comissionados de 2001 a 2009. Também pediu a defasagem salarial do período.

Vistas
Vitor Riccomini (PTB) pediu vistas do PL 061/2009 da Prefeitura. O documento propõe a instituição da Lei Geral do Microempreendedor Individual.

Câmara homenageia rádios da cidade

A Câmara de Capivari, na sessão de segunda-feira (21) realizou uma homenagem às rádios Raízes FM, Cacique AM e Alternativa FM devido ao Dia Mundial da Rádiodifusão comemorado oficialmente no dia 25.
Para representar as emissoras, estiveram presentes, Carlos Maschietto (Raízes), Toni Júnior (Cacique) e Jorge Possignolo (Alternativa). Eles foram parabenizados pelos serviços prestados à comunidade.
A data foi proposta pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Radio e Televisão) e lembra também o nascimento de Edgard Roquette Pinto, em 25 de setembro de 1954, pioneiro da rádio no Brasil.

O rádio
A primeira transmissão radiofônica no Brasil, ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do centenário da Independência. Foi Roquette Pinto, membro da Academia Brasileira de Ciência, quem liderou o movimento para a instalação da primeira emissora de rádio do país.Nessa primeira experiência, foi transmitido o discurso do presidente da época, Epitácio Pessoa.
De forma oficial, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro começou a operar em 1º de maio de 1923. Em 1936, a rádio transformou-se em Rádio Ministério da Educação e Cultural, porque Roquette Pinto idealizava a rádio ligada à Educação e Cultura e que não tivesse um caráter comercial.

Mais homenagens
Os vereadores também homenagearam o funcionário da Câmara, Marcos Pereira pelos serviços prestados. Ele foi aplaudido de pé por todo o plenário.

Canalização antiga causa rachaduras em imóveis do centro



Moradores da rua Coronel Delfino, na região central de Capivari, procuraram o vereador Valdir Antonio Vitorino (PDT), o Valdir da Farmácia, para relatar a falta de manutenção da rede de água e esgoto da via e a consequente rachadura em vários imóveis. O problema localiza-se no trecho da rua mantido por paralelepipedo. Segundo o relato de moradores, a prefeitura tem feito apenas reparos superficiais, o que não resolve o problema da infiltração.


“Por várias oportunidades alguns 'pedaços' da rua afundam e a prefeitura vem e apenas faz o remendo, tapando o local, ou seja, não analisa a situação como um todo. Em decorrência disso, nossas casas foram prejudicadas com rachaduras. Queremos que a prefeitura tome uma providência urgente, já que a rede de água e esgoto desta via tem pouco mais de 40 anos e não deverá suportar mais danos ”.


Valdir disse que entrará em contato com a prefeitura o mais rápido possível para saber se o serviço de contenção do vazamento na rede de água e esgoto consta no conograma de obras. “Os moradores estão preocupados com a situação e com razão, afinal, as residências do local apresentam várias rachaduras. Vou entrar em contato com o setor competente e solicitar que estas pessoas sejam atendidas o mais breve”, salientou.

Gerações e gerações...

Nos últimos 60 anos, o mundo foi marcado por três gerações diferentes. Elas marcaram épocas e transformaram os valores e os pensamentos da sociedade. Agora chegou a hora e a vez da Geração Y, que se preocupa com o meio ambiente, são interessados em fazer um mundo melhor, mas também se preocupam consigo mesmos e são impacientes.
Conheça um pouco da trajetória que trouxe o mundo até aqui.

Tradicionais (até 1945)
Essa geração enfrentou a Segunda Guerra Mundial e viveu a Grande Depressão. Como os países ficaram destruídos, tiveram que reconstruir e sobreviver. Em geral são dedicados, gostam de rígidas hierarquias, ficam muito tempo na mesma empresa, fazem sacrifícios para atingir seus objetivos, são práticos e dedicados.


Baby-boomers (1946 a 1964)
Sendo filhos do pós-guerra e de pais rígidos, romperam os padrões da época e lutaram pela paz. Não viram o mundo destruído, por isso tinham uma visão mais otimista, assim conseguiram pensar em uma boa educação para os filhos e nos valores pessoais. Eles vivem relações de amor e ódio com os superiores, possuem foco e preferem tomar atitudes em comum acordo com os demais.


Geração X (1965 a 1977)
Nesse período, as condições financeiras do mundo permitem que se leve em conta a liberdade nas relações, no trabalho e na qualidade de vida. As tecnologias da comunicação estão se desenvolvendo e se pode buscar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Porém, como essa geração enfrentou crises como a do desemprego na década de 80 acabaram por se tornar superprotetores e céticos.


Geração Y (de 1978 em diante)
Eles receberam o mundo de certa forma estável e cresceram numa década onde se valorizo bastante a infância. Podem usufruir da internet, do computador e de uma educação mais sofisticadas que as gerações passadas. Ganharam autoestima e permitem não se sujeitar a atividades que não possuam sentido em longo prazo. Sabem trabalhar em rede e tratam autoridades como se fossem colegas de turma.

Aluna de Elias Fausto tem destaque em concurso do Acessa SP

Tailine, da E.E. Gal. Mascarenhas de Moraes, foi a melhor da região e 10º no Estado






Estudante do ensino estadual se classifica como 1ª colocada da região



Com o objetivo de selecionar monitores para trabalharem nas escolas estaduais nas salas de informática, a Secretaria Estadual de Educação abriu inscrições para os estudantes interessados em exercer o ofício. Dentre os inscritos estava a aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual General Mascarenhas de Moraes, Tailine Cordeiro de Arruda, 16, que acertou todas as 30 questões da prova, ficando em 1º lugar dentro os 20 alunos que concorreram que abrangem a regional da Diretoria de Ensino de Capivari [Rafard, Mombuca, Elias Fausto, Monte Mor, Indaiatuba e Rio das Pedras], e em 10º lugar no Estado, por conta dos critérios de prioridade do concurso, uma vez que todos os 10 primeiros colocados acertaram todo o questionário.

Tailine conta que a prova não foi difícil, apesar de não ter estudado, o que ocasionou a insatisfação do pai. “Eu abri o gabarito e falei que tinha acertado todas e meu pai continuou ‘me xingando’ porque não tinha estudado. Quando ele parou e ouviu também ficou contente”, comenta sorrindo. A aluna afirma que optou por participar da seletiva porque quer trabalhar, sendo que a carga horária de trabalho exigida para vaga era a única que se enquadrava na sua realidade. “Eu estudo de manhã e à noite faço curso técnico, assim só poderia arranjar um emprego à tarde que daria certo”, declarou.

Além de Tailine, outros dois alunos da escola foram selecionados como monitores da sala de informática, entretanto a data de início das atividades ainda não foi comunicada pela Secretaria de Educação do Estado. Os monitores terão a carga horária de trabalho de quatro horas e receberão mais de um salário mínimo para trabalhar os cinco dias da semana.

De acordo com o diretor da escola, Edvar Borges de Almeida, casos como o de Tailine e dos outros dois alunos é o que o motiva continuar trabalhando pela educação. “Isso que nos dá motivação para continuar trabalhando, pois notamos que existem talentos que vale a pena investir”, desabafa.

Elias Fausto: Polícias Militar e Civil prendem traficante


Em um trabalho conjunto, as polícias Civil e Militar prenderam em 17 de setembro (quinta-feira), um traficante que morava na rua Pedro Paulino, 1.132, no bairro Carimã. Os policiais receberam denúncias de que a casa era usada como ponto para tráfico de drogas e chegarama o local com um mandado de buscas.

Para surpreender o rapaz eles cercaram a residência e pularam os portões. Surpreendido, o suspeito não teve reação e recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia. Nas buscas foram encontrados eletrodomésticos, uma espingarda, produto que aparentava ser cocaína e uma balança. O morador foi autuado em flagrante na delegacia de Elias Fausto, por tráfico de entorpecentes. Em seguida, ele foi encaminhado para a cadeia pública de Piracicaba onde aguarda julgamento.

Participaram da ação o sub-tenente Serrado, os soldados PM Ricardo, Falcão, Rogério, o delegado Gillys Scrocca e os policiais civis, Osvaldo e Monaro.

PM de Elias Fausto recupera notebook furtado

A Polícia Militar de Elias Fausto foi acionada na quarta-feira (2) pela manhã para seguir até a Escola Estadual “General Mascarenhas de Moraes”. Ao chegar no local, os policiais foram informados que um notebook que havia sido utilizado em uma aula até às 9h tinha sumido.
Os policiais iniciaram buscas no interior da escola e conversaram com os alunos solicitando a colaboração de todos. Depois do período de aula, a PM recebeu várias ligações que apresentavam indicações de um suspeito.

Ele foi encontrado e questionado sobre o fato. Durante as respostas acabou caindo em contradição e diante disso decidiu informar o local onde o objeto poderia estar. Os PMs fizeram buscas em terrenos baldios da rua Santa Cruz até que encontraram o notebook aparentemente intacto.

O suspeito, que é menor de idade, foi encaminhado com seu responsável à Delegacia para que se tomassem as medidas legais. Chamou-se também um representante da escola para quem o produto foi entregue.

“Uma questão de ótica com enfoque na ética”












Bile Zampaulo



O que seria dos pobres se não fossem os ricos com suas empresas para gerar empregos e melhorar a vida dessa gente; o que seria do mundo se não fossem os grandes capitalistas, os grandes empresários, as formigas da fábula. Sei que muitos estão nesse momento concordando com as linhas iniciais, mas já vou deixar claro que esse não é o meu pensamento.

Citando Raul Seixas: “A formiga só trabalha porque não sabe cantar!”, e nessa perspectiva afirmo que a riqueza é produzida antagonicamente pelos pobres, pois quem pode negar que é o povo que faz a roda girar, é o povo, a grande massa popular que é o adubo, o fermento que faz nosso país ser forte.

A elite econômica e ou cultural insiste em não apoiar já as mudanças estruturais de nosso colossal país, através do domínio político.
Quando se sinaliza para um verdadeiro foco na erradicação da pobreza, via distribuição de renda, via políticas afirmativas para o empoderamento das minorias, os privilegiados de plantão não querem largar o osso.

A frase do Ministro Patrus Ananias resume essa nova visão: “Estamos descobrindo hoje que as políticas sociais garantem a sustentabilidade do crescimento econômico. Não se trata mais de crescer para incluir, mas de incluir para crescer”.

Essa mudança de enfoque deveria ser festejada, pois significa uma verdadeira quebra de paradigmas, com dizem no interior de São Paulo, mudou de oito para oitenta, ou da água para o vinho. Alguém se lembra de outra frase famosa muito usada por eles: “Primeiro é preciso fazer o bolo crescer para depois dividir”. E nós tínhamos que engolir seco, morrer de sede às margens de um grande rio.
Em quanto escrevo esse texto, meus ouvidos captam ruídos de mais uma passeata da esplanada dos ministérios: Reforma Agrária Já! Educação Já! Dignidade Já!
Numa dessas passeatas não consegui segurar meu lado militante de esquerda, entrei no meio da manifestação e perguntei ao primeiro “agitador”: - Dizem que o governo do Lula desarticulou os movimentos sociais, você concorda com isso?
Resposta: Nunca fomos tão atuantes como agora, e com uma diferença, agora somos ouvidos...
É querida colega Regina Duarte, você estava com medo de quê?
Hoje podemos bater no peito e reafirmar o refrão da campanha lulista: a esperança venceu o medo, ou melhor, a esperança saiu do fundo da Caixa de Pandora e se materializou nas cisternas, no bolsa família, nos CRAS e CREAS, nos Restaurantes e Cozinhas Populares, só pra citar algumas ações.
O Brasil é o país do presente!
____________________________
Bile Zampaulo é ator, arte educador, mestre em artes, ex-secretário Municipal, e atualmente assessor do Gabinete do Ministro - MDS e Combate à Fome

Assunto Capivariano: A primeira Câmara












Jehoval Júnior


A primeira Câmara de Capivari começou a funcionar em 25 de julho de 1833, eleita no ano anterior (dia 7 de setembro).

Com a instalação do Município, Capivari, desliga-se definitivamente de Porto Feliz e começa a decidir os rumos que a futura cidade precisava tomar.

Os homens formados eram dois: o padre e o cirurgião. A vila possuía também, 8 negociantes e 12 jornaleiros, quatro estrangeiros, sendo dois naturalizados. Era juiz de paz, o senhor Felisberto da Costa Guimarães.

O responsável pelo município, considerado o primeiro prefeito, foi o tenente Fernando Paes de Barros, nomeado pelo presidente da Província de São Paulo.
Os vereadores foram nomeados pelo Decreto do Regente Campos Vergueiro, com mandato previsto para três anos.

Martim de Melo Taques foi o primeiro presidente da Câmara de Capivari. Melo Taques era filho do ilustre literato ituano, o poeta Vicente da Costa Góis e Aranha, que foi Capitão-Mor em Itu, por 46 anos.

Em 1835, acontecem as primeiras atitudes municipais estabelecidas por lei de 26 de agosto de 1835.

A segunda Câmara foi eleita em 1835 sendo criada a Cadeia Pública em baixo e a Casa da Câmara em cima.

O Município, em 1836, contava com 3.437 habitantes e tinha 52 engenhos produzindo 52.193 arrobas de açúcar e 490 canadas de aguardente.

No ano de 1837, o açúcar era a principal cultura, alavancando o comércio nas vilas ao ocidente da capital, Jundiaí, São Carlos, Itu, Porto Feliz, Capivari, Sorocaba e Piracicaba.

A terceira Câmara Municipal foi eleita em 7 de setembro de 1837. Assim, a construção da ponte - então considerada nova - sobre o rio Capivari (na XV de Novembro) seguiu de 1838 a 1840. Ela contava com 400 palmos de comprimento por 25 de largura.

Em 1839, foi nomeado vigário, o padre Fabiano José Moreira de Camargo, que mais tarde se tornaria chefe político da cidade e da região além de ser eleito deputado provincial.
__________________________
Jehoval Junior é professor, pesquisador e jornalista, autor de diversos trabalhos sobre a história local além de pesquisador de “Tarsila em Revista”, “Capivari: Terra, Esperança e Paixão”, “Santo Expedito: O Guerreiro da Luz” e “Tarsila Eterna”.

PM faz flagrante de roubo

A vendedora de uma loja que fica na rua XV de Novembro, em Capivari, viu quando um jovem, na terça-feira (22), por volta das 15h estava sentado no degrau do comércio e realizou o furto. Ele colocou a mão por dentro da vitrine, pegou dois pares de tênis e fugiu. A Polícia Militar foi acionada e durante as buscas encontrou o suspeito entre as ruas Padre Fabiano e Barão do Rio Branco.

Ao ser revistado, os policias encontraram com ele os produtos roubados. Imediatamente o rapaz recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a cadeia de Piracicaba.

Mulher é ameaçada pelo ex-cunhado

A moradora do bairro Morada do Sol, em Capivari, M.F., disse à polícia que seu ex-cunhado chegou na casa dela na terça-feira (22), pela manhã e pediu um prato de comida. Quando foi servido reclamou que a comida não prestava e xingou a moça.

Por volta das 17h ele voltou à residência, pulou o muro e começou a gritar e bater na janela dizendo que se M.F. a abrisse ela a mataria. Alguns vizinhos presenciaram o fato e chamaram os policiais. Com a chegada deles o rapaz que apresentava sinais de embriaguez foi conduzido para a Delegacia.

Quadrilha invade e rouba casa na Nova Aparecida


Na quarta-feira (23), às 1h36, cinco homens invadiram uma residência no bairro Nova Aparecida, em Capivari. Eles estavam armados, encapuzados e entraram pela janela da cozinha.

Logo em seguida renderam J.A.G., sua esposa, seus filhos e os mantiveram presos no quarto dos fundos por cerca de duas horas. Os bandidos fugiram levando jóias, R$ 3.900,00 em dinheiro e o veículo Zafira, que estava na garagem. A vítima informou que possui seguro da residência e do veículo.

Na sexta-feira (25), alguns produtos foram recuperados pela Polícia Militar e devolvidos à vítima.

Horóscopo da semana


Áries
Esta semana você entrará em um período aonde terá novos relacionamentos e novidades afetivas para você ariano. Na sua vida social acontecimentos o deixaram alegre e otimista.

Touro
Aproveite o astral dessa semana para se arriscar mais no setor sentimental. O conselho é investir mais na sua relação pessoal para encontrar caminhos de maior equilíbrio e paz.

Gêmeos
Para você se sentir mais feliz essa semana você terá que abandonar seu mundinho de isolamento e abrir espaço para conviver com maior intensidade com a sua família. Semana para refletir nos verdadeiros valores de sua existência, Gêmeos.

Câncer
Semana que se tornará evidente o maior problema desse signo a influencia lunar o que deixará você ainda mais dividido entre o que você deseja fazer e aquilo que realmente deve ser feito momentos de dúvidas e preocupações.

Leão
Acontecimentos e imprevistos o deixaram meio irritado no decorrer da semana. No seu setor sentimental o jeito é tentar um dialogo para não complicar ainda mais.

Virgem
Você deve estar sentindo melhoras no seu humor virginiano, você sentirá que tudo vai fluir com maior facilidade trazendo tranqüilidade e equilíbrio.

Libra
Ótimas oportunidades de trabalho dependendo apenas de contatar com pessoas certas. O otimismo estará rondando você a semana toda.Aproveite e saiba tirar bons frutos de tudo isso.

Escorpião
Preste mais atenção no seu profissional e tente ser mais exigente com você mesmo esta semana escorpiano, nada de ficar empurrando tudo com a barriga. Coloque mais clareza nas suas metas profissionais.

Sagitário
Ótimos contatos o levaram a ter mais aproveitamento financeiro sagitário, semana para exercitar a humildade e procurar conviver melhor com seus familiares que tudo acabara dando certo.

Capricórnio
Semana de preocupações com as realizações futuras no setor profissional, pense e reflita sobre uma decisão. Procure ser menos radical com a pessoa amada e saiba separar setor profissional do afetivo.

Aquário
Esta semana a energia flui melhor para você aquariano, acontecimentos a dois o deixaram feliz e realizado você terá também maior harmonização no seu ambiente profissional.

Peixes
Semana agradável e benéfica para todo o setor financeiro e profissional. Sua mente estará positiva e criativa trazendo atitude e iniciativas novas em todos os sentidos.

Cachaça do Rei deve receber selo dos EUA

Cachaça é produzida artesanalmente, o que garante o sabor inconfundível

Ela venceu a categoria “cachaça envelhecida” em 2004 e agora aguarda o reconhecimento em 2010

Um dos grandes problemas vividos pelos produtores brasileiros de cachaça é a associação do produto à caipirinha. Essa relação dificulta os contratos de exportação nos Estados Unidos, uma vez que a bebida só é reconhecida como produto indispensável para a produção da caipirinha. Porém, essa realidade está prestes a mudar.

De acordo com o proprietário do alambique que produz a Cachaça do Rei, Reinaldo Annicchino, apesar dos norte-americanos fazerem a associação, já foi provada a distinção das bebidas. “Para ser reconhecida nos Estados Unidos, a cachaça tinha que ser engarrafada com o selo de rum, porém a bebida possui substâncias bem diferentes. Agora, conseguimos provar essa diferença e vamos conseguir exportar com mais facilidade”, comenta confiante o empresário.

Toda essa comemoração advém dos valores pagos pela bebida fora do país. Com a possibilidade de instituição de um selo próprio, a cachaça passará a ser comprada por valor acima do que é pago no Brasil, onde não há diferenciação entre as cachaças industriais e as artesanais, sendo que estas últimas requerem um investimento maior. Para facilitar e agilizar os trâmites que envolvem a venda da cachaça, 16 proprietários de alambique, como Annicchino, fundaram uma Associação.

Um produto reconhecido mundialmente

Em 2004, foi realizado pela USP de São Carlos, interior do estado, o 1º Concurso da Cachaça durante o 5º Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages. Na ocasião, a Cachaça do Rei recebeu medalha de ouro na categoria "cachaça envelhecida". O evento que se tornou bianual foi promovido pelo Instituto de Química da Universidade que avaliou quimicamente e sensorialmente as cachaças que participaram da competição. Annicchino conta que ficou muito contente com a premiação, afirmando que a receita para o sucesso são as barricas de carvalho que garantem um sabor diferenciado à bebida. “Foi uma experiência que fizemos em 1999 e que deu certo. Coloquei para envelhecer numa barrica de carvalho e notei que a cachaça tinha um gosto diferente, bom”, explica.

Os processos para a produção da cachaça pura e envelhecida são bastante diferentes. No caso da Cachaça do Rei premiada, ou seja, envelhecida, depois que a cana é moída, ela passa pelo processo de fermentação obtido por meio de um fermento caipira formado por fubá e farelo de arroz fresco. Segundo Annicchino, a escolha pelo fermento remete à regionalidade da bebida. “No fermento que fazemos não usamos nada artificial, tanto que a desinfecção [processo que acarreta motoleveduras velhas que não suportam a acidez do processo de fermentação]é feita com limão bugre”, ensina.

Em se tratando de uma cachaça artesanal, o processo de destilação é realizado em alambique e não em coluna. No caso da Cachaça envelhecida, todo esse processo demora dois anos, já que durante o primeiro ano de produção, a bebida é mantida em tonéis de carvalho que comportam até 200 litros de cachaça. Após esse período, a bebida é despejada em um outro tonel de carvalho que mantém até 7.000 litros de cachaça. A diferença entre os processos é que os tonéis maiores contém tampas de amburana, madeira responsável por ‘adoçar’ a bebida. Annicchino comenta que esse processo é necessário para que haja a troca gasosa entre as madeiras e a pinga. Apesar de ser um processo demorado, há cada dois anos o empresário engarrafa 10.000 unidades, já que os litros da cachaça envelhecida são supridos com 700 ml da bebida, número 10.000 vezes menor do que a capacidade do tonel de carvalho com tampa de amburana.