quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Mais de 20 mil pessoas assistiram às manobras da Esquadrilha da Fumaça

Eliandro Figueira ACS/PMI


Eliandro Figueira ACS/PMI




Eliandro Figueira ACS/PMI

Lincoln Franco ACS/PMI

O aniversário de 179 anos de Indaiatuba foi comemorado nesta quarta-feira (9) com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, em frente à Prefeitura Municipal. Mais de 20 mil pessoas, espalhadas pela extensão do Parque Ecológico, apreciaram as manobras das sete aeronaves.

Em um palco montado em frente ao Paço Municipal, o Capitão Gil Eduardo Lima e Silva, que também é piloto, fez a narração da seqüência das manobras realizadas pelos aviões que faziam desenhos no céu. A apresentação teve a duração de 50 minutos.

Trechos da marginal do Parque Ecológico, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, que compreendem entre as proximidades do Mundo Bola até o cruzamento com a avenida Fábio Ferraz Bicudo, e, deste ponto, até a Prefeitura Municipal, ficaram interditados a partir das 16h15. O trânsito voltou a fluir normalmente às 18h.

Esquadrilha da Fumaça
A demonstração da Esquadrilha da Fumaça é realizada com sete aeronaves. Na entrada inicial os sete aviões estão juntos. Depois, eles se separam para uma seqüência contínua de manobras, em formação de dois, de quatro e em solo.

O “Quatrilho”, formado pelos aviões Fumaças 1, 2, 3 e 4, executa acrobacias que exigem coordenação e técnica. Os Fumaças 5 e 6 distinguem-se por fazerem manobras com impacto visual, como cruzamentos próximos e loopings. O “Solo”, feito pelo Fumaça 7, realiza manobras caracterizadas pela técnica e precisão. O Fumaça 1 é o grande coordenador da apresentação. Além de liderar todo o time na entrada inicial, e o “Quatrilho”, em suas manobras específicas, realiza ainda acrobacias tradicionais da Esquadrilha, como looping em leque e coração.

Neste ano, treze pilotos se revezam em sete posições de voo. No suporte à atividade aérea, somam-se um oficial especialista em manutenção de aeronaves, uma oficial médica, uma oficial de comunicação social, além de 26 graduados especializados em diversas áreas, os “Anjos da Guarda”, que asseguram a confiabilidade na manutenção das aeronaves. Complementa-se à equipe um grupo de soldados, que auxiliam serviços diversos.
Isabella Haddad ACS/Prefeitura de Indaiatuba