quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Capivari confirma dois casos de leptospirose

Depois de Capivari enfrentar três enchentes em menos de um mês, foram confirmados os dois primeiros casos de leptospirose em moradores que tiveram contato com a água que invadiu ruas e casas.

A confirmação foi feita, na terça-feira (12), após a cidade receber o resultado dos exames realizados pelo Instituto Adolf Lutz. As vítimas são um homem de 30 anos, morador do bairro Padovani, e um jovem de 17 anos, que mora no Residencial Santa Rita e ajudou a socorrer moradores da Vila Balan.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura todos os casos, suspeitos e confirmados, são de pessoas que tiveram contato com a água das enchentes, mas que não estão alojados em abrigos oferecidos pela prefeitura.

Outros três exames foram encaminhados ao instituto. Destes, o exame de um morador da Vila Balan obteve resultado negativo e os outros dois, de moradores do Moreto, aguardam o resultado.

De acordo com a prefeitura, a equipe de saúde tem dado orientação e feito visitas constantes aos abrigos e locais afetados e a indicação é que as pessoas que apresentarem febre, dores pelo corpo, dor de cabeça, vômito, alteração na urina e/ou icterícia devem procurar atendimento médico.
A leptospirose é transmitida pela bactéria Leptospira, presente na urina do rato. Em épocas de chuva, a água pode invadir e alagar as tocas e esconderijos desses roedores, misturando a urina com a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário