quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Preço do álcool subiu cerca de 40% nos últimos quatro meses


O preço médio do álcool nos postos capivarianos cresceu cerca de 40% nos últimos quatro meses, segundo revela Fabrício Moraes, proprietário do posto de combustíveis Pavão Bonito. Ele conta que, em setembro do ano passado, o álcool era vendido a R$ 1,26, aproximadamente, e que neste primeiro mês do ano está custando R$ 1,79, em média.

Quem não gostou nada do reajuste foram os motoristas, que sentiram a diferença pesar no orçamento. “Não tem nem condições de trabalhar. O preço subiu bastante e está pesando no bolso. Tive que subir o preço das viagens e os clientes reclamam”, declarou o taxista, Gilmar Morato.

O frentista Raimundo Barbosa confirma a insatisfação dos consumidores. “Os motoristas têm reclamado bastante, dizem que o álcool está muito caro.”

Para explicar o aumento, Moraes recorre a uma lei básica da economia. “É a lei da oferta e da procura. Tem pouco álcool, a procura é grande e o preço sobe. Se tivesse bastante álcool, o preço estaria menor.”

Já Rodrigo Proença, gerente do posto de combustíveis São Chiquito, explica o aumento de outra forma: “Por estarmos no período da entresafra, que vai de novembro a março e, também, devido às chuvas e a exportação de açúcar para a Índia, o preço aumentou”.

Proença conta que todos os dias estão ocorrendo variações no preço do combustível, “hoje sobe dois centavos, amanhã diminui um centavo, depois, no outro dia, sobe um centavo”, mas acredita que em março, quando começa a safra, o preço volte a cair e se estabilize.

Nesse cenário, para os proprietários de carro flex, optar pela gasolina acaba saindo, em muitos casos, mais barato e vantajoso. Segundo Barbosa, embora a gasolina seja mais cara que o álcool, ela rende mais e com o aumento do álcool, muitos motoristas que abasteciam com o combustível derivado da cana de açúcar, estão optando pela gasolina. “A maioria dos motoristas, que tem carro flex, está preferindo abastecer com gasolina”, disse.

O motorista Aldair Nunes, tem um carro flex, mas, conta que, há dois meses, abastece somente com gasolina. “Pra andar na cidade ou até mesmo viajar, é melhor a gasolina porque rende mais e está saindo mais barato que o álcool.”


Existe, também, o time daqueles que ainda estão em cima do muro e já começaram a ponderar a ideia de trocar o álcool pela gasolina. “Meu carro é flex. Sempre abasteci com álcool e ainda continuo abastecendo, apesar do aumento no preço. Mas, se subir mais um pouco, vou começar abastecer com gasolina”, disse o motorista Luis Santos.


Segundo recomendam especialistas, para saber qual combustível é mais vantajoso, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for menor do que o valor do litro do álcool, sai mais barato abastecer com gasolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário