quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Rafard promove campanha de vacinação dos moradores da área rural

Levantamentos da Diretoria de Saúde de Rafard indicam que 541 pessoas que moram na área rural já foram vacinadas contra febre amarela. O número corresponde a 51,7% da população da área rural. A campanha é mais intensa nesta área, devido à presença de macacos, bugios e outros animais.


Segundo o diretor de saúde de Rafard, Isaac Resende Feres, nenhum transmissor do vírus foi encontrado e por esse motivo, a vacinação só acontecerá, momentaneamente, na área rural. “Em dados do Ministério da Saúde, em nossa região não foi encontrado nenhum mosquito transmissor, nem macacos contaminados, portanto, a vacina somente está sendo aplicada nas zonas consideradas de risco”, disse.


Para os moradores da área urbana, Resende destaca que há exceções para pessoas que viajaram para zonas endêmicas como: Nordeste, Norte de Minas Gerais, Mato Grosso, que passaram férias em fazendas e zona rural e para aqueles que já tomaram uma dose há dez anos. As pessoas que se encaixam em uma ou mais dessas descrições, a orientação de Resende é que podem procurar o Espaço Pediátrico “Raul Canavesi Morato”, na Avenida José Soares de Faria de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.


De acordo com o diretor, quando o Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde determinar, a vacinação se estenderá para a área urbana e a população será comunicada com antecedência.


Resende ressalta a importância da vacinação: “Nossa campanha é permanente. O que nós estamos fazendo hoje é remodelar o alerta para a importância da vacinação, principalmente para pessoas que vão viajar nesta época do ano”. Na área rural, não há data prevista para o encerramento da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário