segunda-feira, 19 de abril de 2010

CONFIRA O EDITORIAL DE A GAZETA DESTA SEMANA

Dr. Buraco não terminou o doutorado?

Não é de hoje que os buracos incomodam a população de Capivari. Quanto mais o tempo passa, mais eles se avolumam. É visível que eles proliferam pelas ruas e avenidas da cidade e podem ser encontrados das ruas dos bairros às principais vias. A principal entrada da cidade confirma essa afirmação vergonhosa.

Não há outra palavra se não a “vergonha” para denominar esse caos. Principalmente quando se trata de discutir a falta de atitude de um Governo Municipal que durante a campanha eleitoral prometeu nos altos falantes e para todo mundo ouvir, que criaria o “Dr. Buraco”. Diziam que seria apenas ligar, reclamar e em 24 ou 48 horas o buraco estaria tapado. Já se passaram um ano e três meses desde que a atual Administração tomou posse e, ao que parece, o “Dr. Buraco” ainda não terminou seu doutorado. Talvez seja essa a explicação para o fato de ele ainda não ter começado a operar: está estudando. Infelizmente essa é apenas uma das promessas que não saíram do papel até agora.

Enquanto isso, os buracos continuam crescendo, em quantidade e em profundidade e a cidade tem aspecto de abandono. Cada vez mais. Os motoristas, principais afetados com o problema, conseguem ter a clareza da grave situação e afirmam que os tapa-buracos realizados pela Prefeitura são meros paliativos. Já que é assim – e todos podem enxergar que essa afirmação é verdadeira – é possível acrescentar que esses serviços, também, desperdiçam dinheiro público. E asfalto não é barato.
Tristemente essa situação dá a entender que o Governo Municipal prefere administrar sob a teoria do caos: primeiro deixa-se que a situação fique péssima, para que quando melhorar um pouco pareça fantástica.

O maior e mais grave problema dessa forma de pensar é que com isso a cidade não evolui, porque sempre a deixam abandonada para voltar a patamares semelhantes do que antes imperava. Não fosse assim, o município poderia ter a cada ano ruas e avenidas melhores, uma limpeza melhor, uma conservação de locais públicos melhores e assim por diante. Mas atitudes voltadas para o desenvolvimento incentivam a capacidade crítica da população, que passará a exigir – e com razão- cada vez mais. Fazer uma Capivari cada vez melhor parece não ser esse o intuito da atual Administração.

Por enquanto, a resposta para os problemas dos buracos são apenas palavras. E como todos os moradores do município se mostram cansados de ouvir ladainhas bonitas e impraticáveis, continuará a aguardar o que definitivamente resolve o problema e o que tem faltado até então: atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário