quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Indicador de Filmes (1)

por Lincoln Franco




O jornal A Gazeta revirou o fundo do baú e pesquisou alguns filmes que marcaram os anos 80, uma década de muitas transformações e que permanece viva na lembrança de muitos que viveram essa época. Com certeza uma lista dos melhores dos anos 80 tomaria um espaço imenso, mas vamos começar com dois títulos e aos poucos, juntos, vamos relembrar esse período tão interessante. Se você tiver sugestões de filmes que marcaram os anos 80, mande pra gente (pauta@agazetanoticias.com.br). Vai ser um prazer publicar a sua indicação, com o seu nome e comentários.

Para quem não viveu essa época, fica a sugestão de conhecer uma década que marcou a vida de muita gente e ainda permanece viva até hoje.

Indicador de Filmes (2)

Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes, 1986)

Matthew Broderick, estrela este filme que é uma marca dos anos 80. Cursando o último semestre do colégio, Ferris Bueller (Broderick) não consegue controlar sua vontade de matar aula e cria um plano. Ela planeja um grande programa pela cidade, com sua namorada Sloane Peterson (Mia Sara), seu melhor amigo, Cameron Frye (Alan Ruck) e um carro que faz inveja a todos: uma Ferrari. Tudo isso acontece enquanto seus pais acham que eles estão doentes.
Mas nem tudo serão flores nesse dia de folga dos estudantes.

Eles terão que escapar do diretor Dean Edward "Ed" R. Rooney (Jeffrey Jones) do colégio e de sua própria irmã Jean Bueller (Jennifer Grey). Eles querem pegar a turma no flagra e desmascará-los. Enquanto eles fogem pela cidade muitas trapalhadas acontecem e garantem a diversão do público.

Com a participação de Charlie Sheen, que faz uma ponta como um garoto, o filme é um ícone dos anos 80. Bom para rever e relembrar essa época. Para quem não a viveu, vale a oportunidade de ter uma noção de como foi esse período para os jovens.

Indicador de Filmes (3)

Os Goonies (Richard Donner, 1985)



O filme foi produzido em cima de uma história de Steven Spielberg e também marcou a geração anos 80. Protagonizado principalmente por crianças e voltado para o público infanto-juvenil, mexeu com a imaginação da criançada e o hit interpretado por Cindy Lauper tomou conta do repertório da galerinha. Isso sem contar a figura marcante de Sloth que apesar da aparência estranha, no final acaba se mostrando um grande amigo.

O longa mostra a história de um grupo de garotos que está prestes a ver os prédios de seu bairro demolidos. Diante disso, eles decidem organizar uma cerimônia de despedida. Contudo, descobrem um legítimo mapa do tesouro. Logo saem em busca de todo o ouro que poderá fazê-los ricos e ainda evitar a destruição de suas casas.

Prefeitura abre sindicância para apurar a precária situação no canil e gatil de Capivari

Após muitas críticas da população sobre a precária situação do canil e gatil de Capivari, o prefeito Luis Donisete Campaci (PMDB) e o vice Júnior Pacheco (PR), visitaram o local, na tarde do domingo (17). Constatada a ausência de limpeza e falta de alimentação aos animais, o prefeito determinou a abertura de sindicância administrativa, para apuração dos fatos e determinação de responsabilidades e espera que o trabalho de investigação seja concluído e entregue em, no máximo, 30 dias.

Além dos responsáveis pelo canil e gatil, deverão ser ouvidos na sindicância o Secretário da Saúde, Ermeson Guimarães de Oliveira, a vereadora Gilceane Orosco Malto (Gil) – que já havia visitado o local, anteriormente, e evidenciado os problemas - e algumas testemunhas que estavam junto ao prefeito na visita ao local.

“A situação do local era péssima. Percebi que o canil e gatil estava muito sujo e os animais estavam com muita fome. Quando me deparei com o fato, determinei a abertura urgente de sindicância para apurar as responsabilidades, bem como determinei providências para que a gestão do local seja feita com eficiência e eficácia”, disse Campaci.

Segundo o prefeito, além de apurar as responsabilidades, a sindicância servirá para apontar sugestões de procedimentos a serem implantados, visando melhorar a administração do canil e gatil e o tratamento dado aos animais que estão sob responsabilidade do governo municipal.

Durante 120 dias, em caráter excepcional, a gestão administrativa do canil estará vinculada, diretamente, ao Gabinete, embora, todas as atividades técnicas continuam sendo de responsabilidade do secretário da saúde.

Teia Batagin foi nomeado gestor do canil e gatil e terá a responsabilidade de garantir o máximo de eficiência e eficácia na gestão das atividades do canil gatil, como: o cumprimento do plano de atividades sob responsabilidade da Secretaria da Saúde, perfeita assistência e alimentação dos animais, adequada manutenção e limpeza de todas as áreas do canil gatil e agilização na conclusão das obras que estão em andamento, como a casa do zelador e a área de passeio para os animais.

O prefeito criou um grupo de voluntariado, composto pela vereadora Gil, Cláudio Barbosa, Karen Moraes, Maísa Assalin, Maria Isabel Carneiro Oliveira e Tânia Tempesta, para que possam acompanhar, avaliar e colaborar com as atividades diárias do local.

Dentro de 45 dias, Teia Batagin deverá apresentar uma proposta que garanta a excelência na administração do local, levando em conta sugestões dos voluntários e as recomendações feitas pela comissão da sindicância administrativa.

Na manhã da segunda-feira (18), foi realizada a limpeza do local, coordenada pelo vice-prefeito Júnior Pacheco. “Quando a população percebe que algum serviço público não está atendendo às expectativas, é muito importante que nos procure e denuncie para que possamos tomar as providências”, orientou.

Preço do álcool subiu cerca de 40% nos últimos quatro meses


O preço médio do álcool nos postos capivarianos cresceu cerca de 40% nos últimos quatro meses, segundo revela Fabrício Moraes, proprietário do posto de combustíveis Pavão Bonito. Ele conta que, em setembro do ano passado, o álcool era vendido a R$ 1,26, aproximadamente, e que neste primeiro mês do ano está custando R$ 1,79, em média.

Quem não gostou nada do reajuste foram os motoristas, que sentiram a diferença pesar no orçamento. “Não tem nem condições de trabalhar. O preço subiu bastante e está pesando no bolso. Tive que subir o preço das viagens e os clientes reclamam”, declarou o taxista, Gilmar Morato.

O frentista Raimundo Barbosa confirma a insatisfação dos consumidores. “Os motoristas têm reclamado bastante, dizem que o álcool está muito caro.”

Para explicar o aumento, Moraes recorre a uma lei básica da economia. “É a lei da oferta e da procura. Tem pouco álcool, a procura é grande e o preço sobe. Se tivesse bastante álcool, o preço estaria menor.”

Já Rodrigo Proença, gerente do posto de combustíveis São Chiquito, explica o aumento de outra forma: “Por estarmos no período da entresafra, que vai de novembro a março e, também, devido às chuvas e a exportação de açúcar para a Índia, o preço aumentou”.

Proença conta que todos os dias estão ocorrendo variações no preço do combustível, “hoje sobe dois centavos, amanhã diminui um centavo, depois, no outro dia, sobe um centavo”, mas acredita que em março, quando começa a safra, o preço volte a cair e se estabilize.

Nesse cenário, para os proprietários de carro flex, optar pela gasolina acaba saindo, em muitos casos, mais barato e vantajoso. Segundo Barbosa, embora a gasolina seja mais cara que o álcool, ela rende mais e com o aumento do álcool, muitos motoristas que abasteciam com o combustível derivado da cana de açúcar, estão optando pela gasolina. “A maioria dos motoristas, que tem carro flex, está preferindo abastecer com gasolina”, disse.

O motorista Aldair Nunes, tem um carro flex, mas, conta que, há dois meses, abastece somente com gasolina. “Pra andar na cidade ou até mesmo viajar, é melhor a gasolina porque rende mais e está saindo mais barato que o álcool.”


Existe, também, o time daqueles que ainda estão em cima do muro e já começaram a ponderar a ideia de trocar o álcool pela gasolina. “Meu carro é flex. Sempre abasteci com álcool e ainda continuo abastecendo, apesar do aumento no preço. Mas, se subir mais um pouco, vou começar abastecer com gasolina”, disse o motorista Luis Santos.


Segundo recomendam especialistas, para saber qual combustível é mais vantajoso, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for menor do que o valor do litro do álcool, sai mais barato abastecer com gasolina.